DISCURSOS DE GÊNERO, CORPO E SEXUALIDADE NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i2p492-512

Palavras-chave:

Relações de Gênero, Sexualidades, Trabalho Docente.

Resumo

Amplas e diversas questões relacionadas aos temas gênero, corpo e sexualidade permeiam o ambiente escolar, ressignificando conceitos e normas. Este trabalho resulta de uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de analisar quais discursos são produzidos por docentes e discentes acerca das relações de gênero e da diversidade sexual no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe. A abordagem metodológica foi influenciada pelos estudos pós-estruturalistas, utilizando como estratégia para coleta de dados, entrevistas com seis docentes (três do sexo masculino e três do sexo feminino), seis estudantes (três do sexo masculino e dois do sexo feminino) e uma psicóloga. Sugere-se que os discursos biológico, religioso, pedagógico, científico, moralista atravessam as falas dos participantes da pesquisa, produzindo discursos heteronormativos e reguladores sobre as relações de gênero e sexualidade. Apesar da existência do desenvolvimento de algumas atividades relativas às temáticas na instituição, poucas experiências subversivas as normas de gênero são percebidas nos discursos.

Biografia do Autor

Anselmo Lima de Oliveira, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Técnico Administrativo da Universidade Federal de Sergipe. Membro do Grupo de Pesquisa: Educação, Processo de Trabalho e Relações de Gênero – CNPq.

Alfrancio Ferreira Dias, Universidade Federal da Sergipe - UFS

Doutor em Sociologia (UFS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED e do Departamento de Educação - DEDI da Universidade Federal da Sergipe - Campus Itabaiana. 

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Publicado

2019-06-28

Edição

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Artigos