A AVALIAÇÃO DA COMPREENSÃO DA LEITURA: RELAÇÕES ENTRE OS PRINCÍPIOS TEÓRICOS E A PRÁTICA EDUCATIVA

Jassen Felipe Silva, Renata Araújo Jatobá de Oliveira

Resumo


Este artigo apresenta resultados referentes a um estudo qualitativo-indiciário (SUASSUNA, 2007; GINZBURG, 1998) na área da avaliação da compreensão leitora, que teve como objetivo analisar a prática avaliativa desenvolvida pelas professoras da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) e suas concepções acerca do desenvolvimento da leitura para a formação do leitor crítico. Com base em estudos de importantes teóricos que embasam o fazer docente consciente, sistemático e intencional da avaliação da aprendizagem (LUCKESI, 1999; PERRENOUD, 1999; SILVA, 2003), refletimos a avaliação da aprendizagem em língua portuguesa e, por fim, tratamos da avaliação da leitura (LEAL, 2003; SUASSUNA, 2006; BESERRA, 2006). Foram utilizados como procedimento metodológico a entrevista, a observação e a análise do material avaliativo utilizado por duas professoras do 1o e 2o anos / 2o ciclo, de uma escola municipal de referencia do Recife. A análise dos dados apontou que possivelmente, pela prática das professoras estarem baseadas no desenvolvimento de diferentes estratégias de leitura e de avaliação da leitura, favorece a formação do leitor crítico.

Palavras-chave


Avaliação da aprendizagem - avaliação da língua portuguesa - avaliação da leitura.

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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