AMBIENTES COLABORATIVOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ABORDAGENS SOBRE UMA AÇÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Wanderlei Sebastião Gabini, Neli Maria Mengalli, Tânia Rossi Garbin, Carlos Alberto Dainese

Resumo


O presente artigo discute o estabelecimento de processos colaborativos em contexto de educação a distância através dos ambientes virtuais de aprendizagem. Enfoca, também, a questão da eficiência e eficácia para que tais ambientes não se transformem em meros espaços nos quais se trabalham informações, sem garantia de interação e de elaboração do conhecimento. Essa discussão foi organizada a partir de dados coletados em fóruns realizados na disciplina Gestão, Tecnologia e Processo Colaborativo, do curso de Especialização em Tutoria em EAD, desenvolvido pelo Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade Federal de Ouro Preto – MG. Trata-se de um curso destinado a docentes tutores (presenciais e a distância), bem como coordenadores de pólos da parceria UFOP/Universidade Aberta do Brasil. Ao abordar o processo de formação continuada, busca-se identificar a implementação de práticas reflexivas em relação ao contexto de atuação dos participantes.

Palavras-chave


ambientes virtuais de aprendizagem - educação a distância - formação docente - processos colaborativos.

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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