AVALIAÇÃO DA PROBLEMATIZAÇÃO COMO MÉTODO ATIVO DE ENSINO- APRENDIZAGEM NOS CENÁRIOS DE PRÁTICA DO CURSO DE FISIOTERAPIA

Rinaldo Henrique Aguilar-da-Silva, Adeir Moreira Rocha Júnior

Resumo


O objetivo deste trabalho é apresentar a avaliação qualitativa da implantação da problematização como método ativo de ensino aprendizagem nos cenários de prática da graduação em Fisioterapia. A problematização vem sendo utilizada como estratégia de ensino visando à formação de profissionais mais críticos, reflexivos, capazes de trabalhar em equipe e de aprenderem juntos. Para isso foram analisados qualitativamente os instrumentos de avaliação preenchidos pelos estudantes que destacaram as principais fragilidades e fortalezas do processo. Foi possível verificar que referiram-se aos seguintes aspectos: a) cenários de prática; b) orientação discente; c) reorientação da formação e assistência. Conclui-se que apesar dos grandes desafios ainda existentes, este modelo de educação está em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais.

Palavras-chave


Currículo – Educação – Fisioterapia – Problematização.

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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