GESTÃO POR COMPETÊNCIA NO ÂMBITO DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA: DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO

Autores

  • Geraldo Eustáquio Moreira Professor Adjunto da Universidade de Brasília - UnB, atuando no PPGE (Mestrado e Doutorado) https://orcid.org/0000-0002-1455-6646
  • Rita Luciene da Silva Milanez Graduada em Estudos Sociais e Mestra em Gestão Pública pela UnB. Atua como Assistente na Universidade de Brasília – UnB. https://orcid.org/0000-0001-5255-8338

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i2p365-381

Palavras-chave:

Administração pública, Competências, Gestão por competências, Mapeamento de competências.

Resumo

O estudo investiga a implementação da gestão por competências a partir da visão dos servidores do Instituto Federal de Brasília, relacionando as concepções do modelo com a prática desses. Inicialmente, apresentam-se aspectos gerais voltados à Gestão Pública, Gestão por Competências e o que está em curso no setor público. A seguir, são esclarecidos os desafios à implantação dessa abordagem de gestão diante dos ordenamentos jurídicos no Brasil. A pesquisa é de essência qualitativa, usa entrevista semiestruturada e análise de conteúdo, combinando informações empíricas e referências sobre o tema. São analisados aspectos como a sensibilização dos servidores, a necessária desvinculação da gestão por competências da avaliação por competências, o próprio modelo burocrático e suas disfunções. Os resultados revelam que tão importante quanto o desenvolvimento do modelo de gestão por competências está o posicionamento estratégico das organizações, assim como a aprendizagem organizacional; que é um equívoco acreditar que apenas programas de formação e treinamento levam ao desenvolvimento de competências; que a gestão por competências exige uma organização transformada, com identidade corporativa e que enfrenta os novos desafios externos e internos. O caminho que deve ser adotado pelo IFB para implantar Gestão por Competências, a partir da pesquisa, é seguir modelos adotados por instituições que apresentaram resultados satisfatórios, além de estudar e respeitar o ambiente organizacional do IFB.

Biografia do Autor

Geraldo Eustáquio Moreira, Professor Adjunto da Universidade de Brasília - UnB, atuando no PPGE (Mestrado e Doutorado)

Licenciado em Matemática, Ciências Naturais e Pedagogia. Pós-Graduado em Ensino de Matemática, Meste em Educação e Doutor em Educação Matemática pela PUCSP.

Professor Adjunto da Universidade de Brasília - UnB, atuando no no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da UnB.

Rita Luciene da Silva Milanez, Graduada em Estudos Sociais e Mestra em Gestão Pública pela UnB. Atua como Assistente na Universidade de Brasília – UnB.

Mestra em Gestão Pública pela UnB (PPGP) e Graduada em Estudos Sociais. Atua como Assistente na Universidade de Brasília – UnB.

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Publicado

2019-06-28

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Artigos