EDUCAÇÃO NO CÁRCERE FEMININO: FORMAÇÃO DE EDUCADORES E CURRÍCULO NA PERSPECTIVA INTERCULTURAL CRÍTICA

Autores

  • Ivanilde Apoluceno de Oliveira Universidade do Estado do Pará.
  • Suzianne Silva de Oliveira Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i3p640-663

Palavras-chave:

Educação no cárcere feminino. Formação de professores. Currículo.

Resumo

Neste artigo debate-se a formação de educadores que atuam na Educação de Jovens e Adultos em cárcere feminino. O objetivo é refletir, a partir do recorte de uma pesquisa realizada em cárcere feminino, sobre a formação de educadores para atuação como docentes em escolas de presídios com jovens e adultos e sua relação com o currículo. As questões norteadoras são: que formação é necessária para o desenvolvimento de uma educação no cárcere feminino? Que concepção de educação e de currículo são fundamentais para a formação dos educadores de presídios, e, em especial, nos cárceres femininos? A investigação foi realizada com os seguintes sujeitos: duas professoras do ensino fundamental, duas coordenadoras pedagógicas e três egressas do Centro de Reeducação Feminina – CRF. Nesta pesquisa foram utilizados como procedimentos metodológicos: o levantamento bibliográfico e documental, entrevistas semiestruturadas com uso de gravador e observação in loco, com registro no diário de campo.  Os dados foram sistematizados e analisados com técnicas de categorização da análise de conteúdo. Na pesquisa, como cuidado ético, apresentou-se o Termo de Compromisso Livre e Esclarecido (TCLE) a todas as pessoas entrevistadas. Entre os resultados destaca-se que a educação no cárcere feminino, pela caracterização das mulheres atendidas, precisa de uma formação docente que debata as questões da diferença por questões de gênero, etnia, classe, entre outras, sendo a educação intercultural crítica um dos caminhos na construção curricular dos cursos de formação continuada.

Biografia do Autor

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Universidade do Estado do Pará.

Pós-doutora em Educação pela PUC-RJ. Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP e UNAM-UAM-Iztapalapa- México. Docente e pesquisadora do PPGED e Coordenadora do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire da Universidade do Estado do Pará. Brasil.

Suzianne Silva de Oliveira, Universidade do Estado do Pará

Mestra em Educação – Universidade do Estado do Pará - Brasil, 2017.

Referências

ARTUR, Ângela Teixeira. “Presídio de Mulheres”: as origens e os primeiros anos de estabelecimento. São Paulo, 1930-1950. ANPUH – XXV Simpósio Nacional de História – Fortaleza, 2009.

AZIBEIRO, Nadir Esperança; FLEURI, Reinaldo Matias. Interculturalidade na educação popular e na formação de educador@s. Anais Seminário Internacional Educação Intercultural, Movimentos Sociais e Sustentabilidade e Colóquio da Association pour la Recherche Interculturelle na América Latina. Florianópolis: CED/UFSC, 2006. p. 01-24. Disponível em: . Acesso: 10out. 2007.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edição 70, 1979.

CANDAU, Vera Maria. Sociedade multicultural e educação: tensões e desafios. CANDAU, Vera Maria (Org.) Cultura(s) e educação: entre o crítico e o pós-crítico. Rio de Janeiro: DP& A, 2005. 13-37 p.

______Educação multicultural: tendências e propostas. CANDAU, Vera Maria (Org.). Sociedade, Educação e Cultura(s): questões e propostas. Petrópolis- RJ: Vozes, 2002. 81-101p.

CANEN, Ana. Sentidos e dilemas do multiculturalismo: desafios curriculares para o novo milênio. LOPES, Alice C.; MACEDO, Elizabeth (Orgs.) Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002. 174-195p.

FLEURI, Reinaldo. Políticas da diferença: para além dos estereótipos na prática educacional. In: Revista Educação & Sociedade, vol. 27, n. 95, p. 331-334, maio/ago., 2006. Disponível em: . Acesso em, 11 jun. 2010.

______Desafios à Educação Intercultural no Brasil. In: Revista Educação, Sociedade e Cultura. Nº 16, 45-62, 2001. Disponível em: . Acesso em, 12 jun. 2010.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir – nascimento da prisão. 38. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36e. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.

______Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3ª ed. São Paulo/SP: Centauro, 2005.

______Pedagogia da Tolerância. FREIRE, Ana Maria Araújo (Org.). – São Paulo: Editora UNESP, 2004.

______. Pedagogia dos Sonhos Possíveis. São Paulo: UNESP, 2001a

______. Educação & atualidade brasileira. 2e. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2001b.

______. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros inscritos. São Paulo: UNESP, 2000.

______. A educação na cidade. 2e. São Paulo: Cortez, 1995.

______ Política e educação. São Paulo: Cortez, 1993.

_____; SHOR, Ira. Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2ed. São Paulo: E.P.U., 1986.

MENDES, Soraya da Rosa. Criminologia feminista: novos paradigmas. São Paulo: Saraiva, 2014.

MIZUKAMI, Maria da Graça et alii (orgs). Formação de professores: Práticas Pedagógicas e Escola. São Paulo: Edufscar, 2002.

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Paulo Freire: gênese da educação intercultural no Brasil. Curitiba, PR: CRV, 2015.

OLIVEIRA, Pablo Rodrigo Bes. Educação no cárcere: aproximações e distanciamentos de uma pedagogia prisional. Revista Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão. V.4, N1, p. 538-548, 2017.

OLIVEIRA, Érika Patrícia Teixeira de Oliveira. Mulheres em conflito com a lei: representações sociais, identidade de gênero e letramento. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Estadual de Maringá. Maringá - PR, 2008.

SANTA RITA, R. P. Mães e crianças atrás das grades: em questão o princípio da dignidade da pessoa humana. Brasília: Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, Ministério da Justiça, 2007.

SANTOS, Andréia de Santana; AMORIM, Antonio. O currículo e a educação de jovens e adultos: a perspectiva crítica em foco. Revista de Educação. PUC-Campinas. Campinas. 21(1), 117-126, jan/abr., 2016.

SAUL, Ana Maria. Currículo. 2e. In: STRECK, Danilo; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

_______; SILVA, Antonio Fernando Gouvêa. O legado de Paulo Freire para as políticas de currículo e para a formação de educadores no Brasil. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília. v.90. n.224. p. 223-244. jan/abr, 2009.

SILVA, Vanilda Alves da; REBOLO, Flavinês. A educação intercultural e os desafios para a escola e para o professor. Interações, Campo Grande – MS. v.18, n.1, p. 179-190. jan/mar, 2017.

SILVA, Gilberto Ferreira da. Cultur(as), currículo e diversidade. Contrapontos. v.6. n.1., . p. 137-148, jan./abr 2006.

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

SUSIPE. Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará. Revista Além dos Muros. Ano 05. n.º 09. Dezembro de 2015.

Downloads

Publicado

2017-09-29

Edição

Seção

Dossiê Temático: "Formação de educadores: currículo, culturas e contextos"