PERFIL DOCENTE BRASILEIRO E RELATÓRIO TALIS: O CASO DE UMA REDE CONFESSIONAL DE ENSINO

Autores

  • Cristina Zukowsky-Tavares Centro Universitário Adventista de São Paulo -UNASP/ SP, Brasil.
  • Ana Angelica Pereira Fernandes Pesquisadora em Ciências da Educação da Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Brasília – DF, Brasil.
  • Edgard Leonel Luz Departo de Educação da Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista do Sétimo dia (IASD). Brasília – DF

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i3p693-712

Palavras-chave:

Perfil Docente. Relatório TALIS. Censo Escolar Brasileiro. Prova PAAEB.

Resumo

O estudo objetivou discutir o perfil do professor de ensino básico de uma rede confessional de ensino em interface com relatórios nacionais e internacionais. O instrumento de coleta de dados foi um questionário fechado com 30 itens aplicado aos docentes do 5º e 9º anos tendo como eixos organizadores dados sociodemográficos, formação inicial/continuada e prática pedagógica desenvolvida. A rede de ensino pesquisada dividiu tecnicamente o país em 8 regiões, 52 associações e 312 escolas de Educação Básica e teve 868 docentes respondendo ao questionário em 2013. Um recorte dos resultados sobre o perfil desses docentes (faixa etária, gênero, formação inicial e tempo de docência) foi discutido à luz do Censo Escolar Brasileiro e do relatório TALIS 2013, foco no docente, que é a Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Teaching and Learning International Survey) em escolas de educação básica de diferentes países. Os resultados confirmam o relatório TALIS com relação ao fato de que professores das redes privadas tendem a ser mais jovens que os seus pares das redes públicas e que a profissão docente no ensino fundamental ainda é essencialmente feminina. A formação docente completa no ensino superior é alta (92%) e ocorre na rede privada (70%). O tempo de trabalho do docente pareceu influenciar na proficiência dos estudantes no exame PAAEB. Conclui-se que a responsabilização conjunta de resultados educacionais é essencial no comprometimento contínuo com a construção de currículos plurais e cidadãos em conjunto com o suporte para a profissionalização e valorização da carreira docente.

Biografia do Autor

Cristina Zukowsky-Tavares, Centro Universitário Adventista de São Paulo -UNASP/ SP, Brasil.

Pós-Doutora em Educação pela USP. Doutora em Educação: Currículo pela PUC/SP. Coordenadora do Curso de Pedagogia e Professora do Programa de Mestrado em Promoção da Saúde do Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP / SP, Brasil

Ana Angelica Pereira Fernandes, Pesquisadora em Ciências da Educação da Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Brasília – DF, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisadora em Ciências da Educação da Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Brasília – DF, Brasil.  

Edgard Leonel Luz, Departo de Educação da Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista do Sétimo dia (IASD). Brasília – DF

Mestre em Liderança pela Andrews University, USA. Departamental de Educação da Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Brasília – DF, Brasil.

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Publicado

2017-09-29

Edição

Seção

Dossiê Temático: "Formação de educadores: currículo, culturas e contextos"