CONTEXTO, CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UM CURSO DE FISIOTERAPIA

Autores

  • Cecília Gaeta Pesquisadora independente do Grupo de Pesquisa FORPEC - Formação de Professores e Paradigmas Curriculares credenciado no CNPq.

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i3p713-734

Palavras-chave:

Formação de Professores. Ensino na saúde. Currículo.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a intrínseca relação que se estabelece entre contexto, currículo e formação docente. A origem do estudo foi a intenção de uma equipe de professores de reformular o curso para a implantação de um currículo por competência. Trata-se de um estudo analítico, baseado em referencial teórico e na vivência de uma experiência de planejamento no processo de formação de professores da equipe docente de um curso de bacharelado em Fisioterapia de uma universidade estadual de São Paulo. Ao longo do trabalho, discute-se os conceitos de contexto, currículo e formação de professores relacionando-os e integrando-os à realidade da área da saúde e aos princípios educacionais próprios para o ensino superior. Para exemplificar a discussão teórica, o texto apresenta o “Projeto Oficina”, elaborado em conjunto com a equipe de fisioterapia. A conclusão do estudo é que, baseado em princípios defendidos no artigo, o “Projeto Oficina” destaca-se por apresentar características adequadas para a formação do professor que participa de um currículo inovador na área da saúde.

Biografia do Autor

Cecília Gaeta, Pesquisadora independente do Grupo de Pesquisa FORPEC - Formação de Professores e Paradigmas Curriculares credenciado no CNPq.

Doutora em educação e currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pesquisadora independente sobre os temas: Formação de professores e Currículos inovadores no ensino superior. Professora de cursos de graduação e pós-graduação lato sensu na área de pedagogia e didática. São Paulo, Brasil.

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Publicado

2017-09-29

Edição

Seção

Dossiê Temático: "Formação de educadores: currículo, culturas e contextos"