FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) DO CAMPO: UMA POLÍTICA NO CONTEXTO DAS MUTAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i1p236-261

Palavras-chave:

Formação de professores, Reestruturação produtiva, Educação do campo, Mutações do mundo do trabalho.

Resumo

O trabalho discute a formação de professores desenvolvida no Estado do Ceará/Brasil, tendo como mote as relações que se estabelecem entre as mutações do mundo do trabalho e suas reverberações na Educação do Campo. O estudo fundamenta-se nas análises de dados coletados em questionários aplicados aos Cursistas da ação “Escola da Terra: formação de professores de Escolas Multisseriadas do campo e quilombolas”, desenvolvida em 17 municípios do Estado do Ceará, ao longo dos anos de 2015-2016, fruto de uma pesquisa de natureza quali-quantitativa. A estrutura argumentativa deste trabalho, suas problematizações e considerações revelam a importância fulcral dos movimentos sociais, da consciência de classe dos trabalhadores diante do quadro evidenciado em que a formação dos professores apresenta-se fragilizada, fragmentada, descontextualizada e aligeirada. Os resultados indicam desde a incompreensão de categorias como campo, educação do campo e as concepções teóricas que referenciam as práticas pedagógicas. Além disso as respostas indicaram incongruências entre as teorias pedagógicas adotadas pelos professores e o conhecimento dos teóricos criadores dessas teorias.

Biografia do Autor

Clarice Zientarski, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação UFSM. Professora do departamento de Fundamentos da Educação/UFC- Professora e Pesquisadora da Pós-Graduação em Educação Brasileira.

Hermeson Claudio Mendonça Menezes, Universidade Federal do Ceará

Historiador - Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará-Doutorando em Educação pela UFC- Linha de Pesquisa: Trabalho e Educação.

Sônia de Oliveira da Silva, UFC

Graduada em Ciências Sociais pela UFCMestranda em Educação pela Universidade Federal do CearáBolsista CAPES/CNPQ

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Publicado

2020-03-31

Edição

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Artigos