PERIFERIAS URBANAS E EFEITO DO TERRITÓRIO: CONTRIBUIÇÕES CONCEITUAIS PARA ANÁLISES DE PROCESSOS CURRICULARES E DO TRABALHO ESCOLAR

Autores

  • Simone Costa Moreira Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Graziella Souza dos Santos Rede Municipal de Educação de Porto Alegre - RS
  • Luís Armando Gandin Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i4p927-957

Palavras-chave:

Periferia Urbana. Efeito do Território. Currículo. Trabalho Escolar.

Resumo

Este artigo tem como objetivo examinar as contribuições que a incorporação dos conceitos de periferia urbana e efeito do território têm na análise de processos educacionais e curriculares em escolas localizadas em regiões de extrema pobreza. A especificidade e a complexidade do trabalho escolar em escolas da periferia, bem como as dificuldades verificadas nas práticas curriculares, motivaram a realização de duas pesquisas de doutorado que tiveram como campo empírico a Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre – RS. As concepções de periferia e hiperperiferia (ROSA, 2009, TORRES; et. al., 2003) e efeito do território (MAURIN, 2004; BRUNO; MENDES, 2014) foram centrais para os estudos realizados, desenvolvidos a partir da perspectiva da etnografia crítica e alicerçados nos pressupostos da Sociologia da Educação e dos Estudos Educacionais Críticos na compreensão da instituição escolar. Este artigo aborda, portanto, a utilização desses conceitos trazendo algumas conclusões das investigações realizadas com o objetivo de argumentar que essas ferramentas conceituais podem ser profícuas para a complexificação da análise de processos educacionais.

Biografia do Autor

Simone Costa Moreira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Licenciada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS

Graziella Souza dos Santos, Rede Municipal de Educação de Porto Alegre - RS

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Supervisora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS.

Luís Armando Gandin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. 

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Publicado

2017-12-21

Edição

Seção

Dossiê Temático: "Democratização da escola em tempos de privação de direitos"