EDUCAÇÃO HUMANIZADORA: ESCOLA NA VISÃO CRISTÃ CATÓLICA E A CONCEPÇÃO DAS TEORIAS CURRICULARES CRÍTICAS

Autores

  • Luis Eduardo Duarte Novais Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Nadia Dumara Ruiz Silveira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i4p1234-1266

Palavras-chave:

Educação Humanizadora. Escola e Multiculturalismo. Formação Integral. Visão Cristã Católica de Educação. Teorias Críticas de Currículo.

Resumo

Este artigo, resultado de uma investigação de caráter qualitativo e exploratório, inscreve-se no contexto das reflexões pedagógicas que problematizam o significado atribuído à educação escolar na contemporaneidade, tendo em vista a crise de sentido da escola. Distinguindo-se do entendimento que limita a educação escolar a considerações de natureza estritamente tecnicista e pragmática, documentos eclesiais que tratam da visão cristã católica de educação postulam que a escola deve promover a dimensão transcendental e a alteridade de seus alunos, na sua integralidade e multiculturalidade, como forma de consolidar o sentido humanizador da educação, possibilitando o desenvolvimento da responsabilidade pessoal e social dos educandos, respaldada em princípios éticos. Esses documentos, produzidos pela Igreja Católica em diferentes momentos históricos, integraram os debates em torno da realidade educacional. Este estudo tem por objetivo analisar as concepções sobre o papel da escola, reunidas em documentos elaborados pelo órgão eclesial responsável pela educação católica após a celebração do Concílio Ecumênico Vaticano II e suas relações com teorias críticas de currículo, por meio de pesquisa bibliográfica e análise documental de textos que abordam a temática indicada e que permitem o estudo comparativo proposto.

Biografia do Autor

Luis Eduardo Duarte Novais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorando em Educação: Currículo junto à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Brasil, e Mestre em Educação: Currículo pela mesma Instituição. Professor da Escola Católica Querigma, integrante do Grupo de Pesquisa “Formação de Professores e Paradigmas Curriculares” e membro da Associação Católica de Historiadores.

Nadia Dumara Ruiz Silveira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Professora titular do Departamento de Fundamentos da Educação, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Brasil. Pesquisadora e Docente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo na Linha de Pesquisa “Currículo, Conhecimento, Cultura” – PUC-SP.

Referências

ABRAMOWICZ, Mere; ALBUQUERQUE, Targélia de Souza; CARVALHO, Maria Helena da Costa. Currículo e avaliação: uma articulação necessária – textos e contextos. Recife: Centro Paulo Freire, Bagaço, 2006.

APPLE, Michael W. Ideologia e Currículo. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

BARROSO, Geraldo. Crise da escola ou na escola? Uma análise da crise de sentido dos sistemas públicos de escolarização obrigatória. Revista Portuguesa de Educação. Braga (Portugal), v. 21, n. 1, p. 32-58, jan. 2008. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=37421103>. Acesso em 22 jul. 2016.

CASALI, Alípio Márcio Dias. Ética e educação: referências críticas. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, n. 22, p. 75-88, jun. 2007.

CONGREGAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CATÓLICA. A escola católica. 1977. Disponível em: <http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/ccatheduc/documents/rc_con_ccatheduc_doc_19770319_catholic-school_po.html>. Acesso em: 19 jun. 2015.

______. O leigo católico, testemunha da fé na escola. 1982. Disponível em: <http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/ccatheduc/documents/rc_con_ccatheduc_doc_19821015_lay-catholics_po.html>. Acesso em: 6 abr. 2016.

______. Dimensão religiosa da educação na escola católica. Orientações para a reflexão e a revisão. 1988. Disponível em: <http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/ccatheduc/documents/rc_con_ccatheduc_doc_19880407_catholic-school_po.html>. Acesso em: 9 ago. 2016.

______. A escola católica no limiar do terceiro milênio. 1997. Disponível em: <http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/ccatheduc/documents/rc_con_ccatheduc_doc_27041998_school2000_po.html>. Acesso em: 14 jan. 2016.

______. As pessoas consagradas e a sua missão na escola. Reflexões e orientações. 2002. Disponível em: <http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/ccatheduc/documents/rc_con_ccatheduc_doc_20021028_consecrated-persons_po.html>. Acesso em: 15 jul. 2016.

______. Educar juntos na escola católica. Missão partilhada por pessoas consagradas e fiéis leigos. 2007. Disponível em: <http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/ccatheduc/documents/rc_con_ccatheduc_doc_20070908_educare-insieme_po.html>. Acesso em: 17 ago. 2016.

______. Carta circular sobre o ensino da religião na escola. 2009. Disponível em: <http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/ccatheduc/documents/rc_con_ccatheduc_doc_20090505_circ-insegn-relig_po.html>. Acesso em: 17 ago. 2016.

CONSELHO EPISCOPAL LATINO-AMERICANO (CELAM). Documentos do CELAM. Conclusões das Conferências do Rio de Janeiro, Medellín, Puebla e Santo Domingo. São Paulo: Paulus, 2004.

COSTA, Lourenço (Org.). Documentos do Concílio Ecumênico Vaticano II (1962-1965). São Paulo: Paulus, 1997.

FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

______. O currículo entre o universalismo e o relativismo. Educação & Sociedade. Campinas, v. 21, n. 73, p. 47-70, dez. 2000.

GIMENO SACRISTÁN, José. A educação que ainda é possível. Ensaios sobre uma cultura para a educação. Porto Alegre: Artmed, 2007.

GOODSON, Ivor F. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 1995.

JOÃO PAULO II. Cultura e dimensão humana. Petrópolis: Vozes, 1982.

MARITAIN, Jacques. Rumos da educação. 5. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1968.

MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu da. Sociologia e teoria crítica do currículo: uma introdução. In: MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa e SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Currículo, Cultura e Sociedade. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

RODRIGUES, Neidson. Educação: da formação humana à construção do sujeito ético. Educação & Sociedade. Campinas, v. 22, n. 76, p. 232-257, out. 2001.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2005.

SEVERINO, Antônio Joaquim. A busca do sentido da formação humana: tarefa da Filosofia da Educação. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 32, n. 3, p. 619-634, set./dez. 2006.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Apresentação. In: GOODSON, Ivor F. Currículo: teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 1995.

STEIN, Edith. Obras Completas, IV. Escritos antropológicos y pedagógicos. Vitoria: Ediciones El Carmen, Madri: Editoria de Espiritualidad, Burgos: Editorial Monte Carmelo, 2003.

Downloads

Publicado

2017-12-21

Edição

Seção

Artigos