EDUCAÇÃO HUMANIZADORA: ESCOLA NA VISÃO CRISTÃ CATÓLICA E A CONCEPÇÃO DAS TEORIAS CURRICULARES CRÍTICAS

Luis Eduardo Duarte Novais, Nadia Dumara Ruiz Silveira

Resumo


Este artigo, resultado de uma investigação de caráter qualitativo e exploratório, inscreve-se no contexto das reflexões pedagógicas que problematizam o significado atribuído à educação escolar na contemporaneidade, tendo em vista a crise de sentido da escola. Distinguindo-se do entendimento que limita a educação escolar a considerações de natureza estritamente tecnicista e pragmática, documentos eclesiais que tratam da visão cristã católica de educação postulam que a escola deve promover a dimensão transcendental e a alteridade de seus alunos, na sua integralidade e multiculturalidade, como forma de consolidar o sentido humanizador da educação, possibilitando o desenvolvimento da responsabilidade pessoal e social dos educandos, respaldada em princípios éticos. Esses documentos, produzidos pela Igreja Católica em diferentes momentos históricos, integraram os debates em torno da realidade educacional. Este estudo tem por objetivo analisar as concepções sobre o papel da escola, reunidas em documentos elaborados pelo órgão eclesial responsável pela educação católica após a celebração do Concílio Ecumênico Vaticano II e suas relações com teorias críticas de currículo, por meio de pesquisa bibliográfica e análise documental de textos que abordam a temática indicada e que permitem o estudo comparativo proposto.


Palavras-chave


Educação Humanizadora. Escola e Multiculturalismo. Formação Integral. Visão Cristã Católica de Educação. Teorias Críticas de Currículo.

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DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i4p1234-1266

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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