A LUTA PELA DEMOCRACIA NA EDUCAÇÃO CRÍTICA

Michael W. Apple

Resumo


O texto aborda os desafios que atualmente se fazem presentes para a construção da democracia na educação. É apontada a necessidade de que se busque duas disposições para que a democracia possa ser vivida: que haja um reposicionamento, ou seja, que o mundo seja visto sempre pela perspectiva dos despossuídos; e que o mundo seja visto de forma relacional, ou seja, que se busque sempre analisar e entender as relações de poder e as contradições que estruturam as instituições e sociedades. O artigo termina enfatizando que a luta constante pela vivência da democracia na educação é o que mantém os sujeitos vigilantes contra as narrativas que apontam as perspectivas conservadoras como inevitáveis.

 

 


Palavras-chave


Democracia. Educação crítica. Poder.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i4p894-926

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

Indexadores:

Nacionais

              

 

Internacionais