APRESENTAÇÃO

Autores

  • Ana Maria Saul Pontifícia Universidade Católica, Brasil
  • Luis Armando Gandin Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i4p887-893

Palavras-chave:

Currículo. Escola. Democracia. Privação de direitos.

Resumo

O momento que vivemos atualmente é um daqueles em que é premente afirmar o princípio e a vivência da democracia na educação. Noções como, por exemplo, a gestão democrática, que são, em grande parte, fruto das lutas históricas dos educadores e que foram firmadas nos marcos legais sobre a educação no Brasil (CURY, 2014), estão sob forte ameaça.No sentido de disponibilizar pesquisas e discussões que apresentem e façam a crítica de condicionantes que limitam a autonomia de nossas escolas e práticas educativas e também de textos que anunciem a possibilidade de trabalhar com perspectivas de democratização de propostas e práticas de currículo, elaboramos essa chamada. Buscamos artigos que abordassem as seguintes questões: Como a escola pode se constituir em um espaço de resistência ao autoritarismo que ameaça a sociedade? Quais as condições para pensar-fazer uma educação crítica na escola pública? Qual é o conhecimento importante para os estudantes, no contexto da educação popular?

Biografia do Autor

Ana Maria Saul, Pontifícia Universidade Católica, Brasil

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela PUC/SP, é professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC/SP , pesquisadora nível 1 do CNPq, Coordenadora da Rede Freireana de Pesquisadores, vice-presidente da Associação Brasileira de Currículo (ABdC). É parecerista de revistas científicas e de agências de fomento: CAPES, CNPq e FAPESP.

Luis Armando Gandin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Doutor (Ph.D.) em Curriculum and Instruction pela University of Wisconsin - Madison (2002). É Professor Associado IV da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Editor-Chefe da Revista Educação & Realidade e Editor da Revista Currículo sem Fronteiras. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia da educação, políticas educacionais, reformas educacionais, Escola Cidadã e currículo.

Referências

BOAL, Augusto Jogos para Atores e Não Atores. 15 ed.. Rio de Janeiro, RJ.:Civilização Brasileira. 2012.

CURY, Carlos Roberto Jamil. A qualidade da educação brasileira como direito. Educação e Sociedade, Campinas, v. 35, n. 129, p. 1053-1066, out./dez., 2014.

SAUL, Ana Maria. Na Contramão da Lógica do Controle em Contextos de Avaliação: por uma educação democrática e emancipatória. Educação e Pesquisa. São Paulo, dez., vol.41, n. espe, p.1299-1311. 2015.

SAUL, Ana Maria; SAUL, Alexandre. O Saber/Fazer Docente no Contexto do Pensamento de Paulo Freire: contribuições para a Didática. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 24, n. 1, p. 1-14, jan./abr. 2017.

LIMA, Iana Gomes de; GANDIN, Luís Armando. Justiça social na educação: pressupostos e desdobramentos práticos. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 12, n. 3, p. 929-941, 2017.

Downloads

Publicado

2017-12-21

Edição

Seção

Dossiê Temático: "Democratização da escola em tempos de privação de direitos"