GESTÃO PEDAGÓGICA E QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA COLABORATIVA EM ESCOLAS DE SÃO CAETANO DO SUL

Autores

  • Sanny Silva da Rosa Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Géssica Natália Campos Rede Municipal de Educação- São Caetano do Sul
  • Maria Isabel Padovan Rede Municipal de Educação- São Caetano do Sul
  • Vanessa Maria Vicente Umemura Rede Municipal de Educação- São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i4p1457-1484

Palavras-chave:

Gestão Pedagógica, Qualidade Social da Educação, Pesquisa Colaborativa, São Caetano do Sul.

Resumo

O artigo discute possibilidades de enfrentamento da lógica hegemônica das políticas de resultado que afetam a gestão pedagógica da escola e modificam o próprio sentido da educação. O texto está organizado em três tópicos complementares: o primeiro discute o papel do gestor no contexto de políticas que apostam no binômio currículo-avaliação como referência do conceito de qualidade do “novo” serviço público; o segundo problematiza os argumentos da alegada responsabilidade do coordenador pedagógico na formação continuada de professores no âmbito da escola; por fim, apresenta relatos de pesquisas colaborativas realizadas com profissionais de ensino do município de São Caetano do Sul, como forma de resistência e alternativa contra hegemônica ao modelo produtivista de gestão. A partir de contribuições das teorias críticas de educação, aponta-se a necessidade de ocupar os espaços e tempos possíveis no cotidiano escolar para recuperar o protagonismo dos professores e fortalecer o princípio da gestão democrática tendo em vista a qualidade social da educação.

 

Biografia do Autor

Sanny Silva da Rosa, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Graduada em Pedagogia (PUCSP - 1982), Mestre e Doutora em Educação: Currículo (PUC-SP - 1996), pesquisadora visitante do Instituto de Educação da Universidade de Londres (2010/11). Professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação (Mestrado em Educação - Formação de Professores e Gestão Educacional) da Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USC - Linha de Pesquisa: Políticas públicas e gestão educacional.

Géssica Natália Campos, Rede Municipal de Educação- São Caetano do Sul

Professora do Ensino Fundamental da Rede Municipal de São Caetano do Sul. Mestre em Educação pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul)

Maria Isabel Padovan, Rede Municipal de Educação- São Caetano do Sul

Professora e coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II da Rede Municipal de São Caetano do SUl. Mestre em Educação pelaUSCS (Universidade Municipal de São Caetano do SUl)

Vanessa Maria Vicente Umemura, Rede Municipal de Educação- São Caetano do Sul

Professora e assistente de direção na redemunicipal de São Caetano do Sul. Mestre em Educação pela USCS (Universidade Municipal de São caetano do Sul).

Referências

APLLE, Michael. The struggle for democracy in Education: lesson from social realities. New York: Routledge, 2018.

______. Official knowledge: democratic knowledge in a conservative age. 2. ed. New York: Routledge, 2014.

ARENDT, Hanna. A condição humana. 10. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.

BALL, Stephen J.; MAGUIRE, Meg; BRAUN, Annette. How schools do policy: policy enactments in secondary schools. London; New York: Routledge, 2012.

BALL, Stephen J. The Education debate. Bristol: The Policy Press, University of Bristol, 2008.

BARBIER, René. A pesquisa-ação na instituição educativa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

BAUER, Adriana. É possível relacionar avaliação discente e formação de professores? Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 28, n. 2, p. 61-82, jun. 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982012000200004

BONAMINO, Alicia; SOUSA, Sandra Zákia. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 373-388, jun. 2012.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Discurso na sessão de instalação do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia. Brasília: Biblioteca da Presidência da República, 17 ago. 1996. Disponível em: <http://www.biblioteca.presidencia.gov.br/presidencia/ex-presidentes/fernando-henrique-cardoso/discursos/1o-mandato/1996-1/22.pdf>. Acesso em: 14 jan. 2018.

CARR, Wilfred; KEMMIS, Stephen. Teoría crítica de la enseñanza: la investigación acción en la formación del profesorado. Barcelona: Ediciones Martínez Roca, 1988.

CHIZZOTTI, Antônio; PONCE, Branca J. O currículo e os sistemas de ensino no Brasil. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 3, p. 25-36, set./dez. 2012.

CÓSSIO, Maria Fátima. Agenda transnacional e governança nacional: as possíveis implicações na formação e no trabalho docente. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 13, n. 4, p. 616-640, out./dez. 2015.

DRABACH, Neila Pedrotti; MOUSQUER, Maria Elizabete Londero. Dos primeiros escritos sobre administração escolar no Brasil aos escritos sobre gestão escolar: mudanças e continuidades. Currículo sem Fronteiras, v. 9, n. 2, p. 258-285, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 33. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

FREITAS, Luiz Carlos de. Os reformadores empresariais da educação e a disputa pelo controle do processo pedagógico na escola. Educação & Sociedade, Campinas, v. 35, n. 129, p. 1085-1114, dez. 2014.

FUNDAÇÃO SEADE. Portal de Estatísticas do Estado de São Paulo. 2017. Disponível em: <http://produtos.seade.gov.br/produtos/projpop/index.php>. Acesso em: 15 jan. 2018.

GARCIA, Paulo Sérgio et al. Desempenho escolar: uma análise do IDEB das cidades da Região do Grande ABC. In: GARCIA, Paulo Sérgio; PREARO, Leandro. (Orgs.). Avaliação da educação escolar no Grande ABC Paulista: primeiras aproximações. São Paulo: Plêiade, 2015a. p. 41-70.

GARCIA, Paulo Sérgio et al. Formação, atuação e formas de gestão dos diretores de escola da Região do ABC. In: GARCIA, Paulo Sérgio; PREARO, Leandro. (Orgs.) Avaliação da educação escolar no Grande ABC Paulista: primeiras aproximações. São Paulo: Plêiade, 2015b. p. 149-181.

GARCIA, Maria M. Alves; ANADON, Simone Barreto. Reforma educacional, intensificação e autointensificação do trabalho docente. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 106, p. 63-85, jan./abr. 2009.

GATTI, Bernadete Angelina; BARRETO, Elza Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli E. D. Afonso. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: Unesco, 2011. p. 31-48.

HYPOLITO, Álvaro Moreira; VIEIRA, Jarbas dos Santos; LEITE, Maria Cecília Lorea. Currículo, gestão e trabalho docente. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 1-16, ago. 2012.

IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Pesquisa Colaborativa: Investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Líber Livro, 2008. [Série Pesquisa, n. 17].

LIMA, Licínio C. A escola como organização educativa. São Paulo: Cortez, 2001.

LURIA, Alexander Romanovich. Desenvolvimento cognitivo. 3. ed. São Paulo: Ícone, 2002.

MARIN, Alda Junqueira; GIOVANNI, Luciana Maria. Formação de professores para o início da escolarização: fragilidades. InterMeio, Campo Grande, v. 19, n. 38, p. 52-68, jul./dez. 2013.

NÓVOA, António. Governing without governing – The formation of a European educational space. In: APPLE, Michael W.; BALL, Stephen J.; GANDIN, Luis Armando. (Eds.). The Routledge International Handbook of the Sociology of Education. Abingdon; Oxon: Routledge, 2009. p. 264-273.

PECK, Jamie; TICKELL, Adam. Neoliberalizing space. Antipode, Oxford, Malden, p. 380-404, 2002. DOI: https://doi.org/10.1111/1467-8330.00247

PÉREZ GÓMEZ, Ángel I. A função e formação do professor/a no ensino para a compreensão: diferentes perspectivas. In: SACRISTÁN, Gimeno José; PÉREZ GÓMEZ, Ángel I. (Orgs.). Compreender e transformar o ensino. 4. ed. São Paulo: Artmed, 1998. p. 353-375.

PONCE, Branca J.; ROSA, Sanny S. da. Políticas curriculares do Estado Brasileiro, trabalho docente e função dos professores como intelectuais. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 15, n. 39, p. 43-58, 2014.

RITZER, George. (Ed.). McDonaldization: the reader. 3. ed. California: Pine Forge Press; London: SAGE Publ. Ltd., 2010.

ROSA, Sanny S. da. Reformas educacionais e pesquisa: as políticas “em cena” no Brasil e na Inglaterra. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 9, p. 1-28, 2012.

SACRISTÁN, Gimeno José. A educação que ainda é possível: ensaios sobre uma cultura para a educação. Porto Alegre: Artmed, 2007.

SHIROMA, Eneida O. A formação do professor-gestor nas políticas de profissionalização. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 1-20, ago. 2011.

SILVA, Maria Abádia. Qualidade social da educação pública: algumas aproximações. Cadernos Cedes, Campinas, v. 29, n. 78, p. 216-226, maio/ago. 2009.

SORDI, Maria Regina Lemes de; VARANI, Adriana; MENDES, Geisa do Socorro C. Vaz. (Orgs.). Qualidade(s) da Escola Pública. Reinventando a avaliação como resistência. Uberlândia, MG: Navegando Publicações, 2017. Disponível em: <https://www.editoranavegando.com/qualidade-s-da-escola-publica>. Acesso em: 14 jan. 2018.

SOUZA, Vera Lúcia Trevisan de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. O coordenador pedagógico, a questão da autoridade e da formação de valores. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. (Orgs.). O coordenador pedagógico e questões da contemporaneidade. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2009. p. 25-39.

STENHOUSE, L. La investigación como base de la ensenanza. 1998. Disponível em: <http://www.terras.edu.ar/biblioteca/1/CRRM_Stenhouse_Unidad_1(1).pdf>. Acesso em: 15 nov. 2018.

TAVARES, Luana Serra Elias. Autoria ou reprodução? O cotidiano de professores coordenadores no contexto do programa Ler e Escrever. Santos. 2012. 230 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica de Santos, Santos, 2012.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

WERLE, Flávia O. Correa; SCHEFFER, Lisandra Scheneider; MOREIRA, Marilan de Carvalho. Avaliação e Qualidade Social da Educação. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v. 14, n. 2, p. 19-37, 2012.

WILKINSON, Gary. McSchools for Mc World? Mediating global pressures with a McDonaldizing education policy response. In: RITZER, George. (Ed.). McDonaldization: the reader. 3. ed. California: Pine Forge Press; London: SAGE Publ. Ltd., 2010. p. 150-158.

ZEICHNER, Kenneth M. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Edição

Seção

Artigos