POR UMA PEDAGOGIA DA CRIAÇÃO COM O CINEMA BRASILEIRO: CURADORIA E EXPANSÃO DO REPERTÓRIO

Autores

  • Cíntia Langie Universidade Federal de Pelotas
  • Carla Gonçalves Rodrigues Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i3p788-806

Palavras-chave:

Cinema brasileiro. Curadoria. Currículo. Repertório. Pedagogia da criação.

Resumo

A proposta deste texto é analisar as potencialidades de uma curadoria diversificada no que se refere ao audiovisual, dentro do campo da educação na contemporaneidade. Partindo de uma inquietação inicial – o pouco acesso da população brasileira aos filmes independentes realizados no país – o artigo busca compartilhar algumas possibilidades de expansão do repertório, a partir de uma pedagogia da criação (BERGALA, 2008) com o filme brasileiro independente contemporâneo. Buscamos enriquecer o debate com as teorizações de Deleuze e Guattari (1988-2016) a respeito da força do encontro com a arte para o movimento do pensamento. A justificativa que move este estudo baseia-se no fato de que o conhecimento que se tem a respeito das obras audiovisuais não pode vir somente da mídia de massa, visto que essa impõe certo padrão estético por conta de uma política financeira de mercado. Como resultado parcial da pesquisa, defendemos que o trabalho de curadoria que busca vasculhar o panorama audiovisual para encontrar filmes que tragam alguma disrupção com o senso comum, para além do que já é ofertado na mídia hegemônica, valorizando obras brasileiras relevantes, de valor artístico e cultural, pode desencadear experiências estéticas e educativas, que ultrapassam qualquer modelo de escolarização instituído.

Biografia do Autor

Cíntia Langie, Universidade Federal de Pelotas

Professora do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pelotas. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na mesma instituição.

Carla Gonçalves Rodrigues, Universidade Federal de Pelotas

Professora doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas

Referências

BERGALA, Alain. A hipótese-cinema. Pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. Tradução Mônica Costa Netto e Silvia Pimenta. Rio de Janeiro: Booklink; CINEAD-LISE/FE/UFRJ, 2008.

BERNARDET, Jean-Claude. Brasil em tempo de cinema: ensaio sobre o cinema brasileiro. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo. Tradução Eloisa de Araujo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 2005.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Tradução Luiz Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? São Paulo: 34, 2010.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. L’ Abécédaire de Gilles Deleuze. Entrevista com Gilles Deleuze. Editoração: Brasil, Ministério de Educação, “TV Escola”, 2001. Paris: Editions Montparnasse, 1997. 1 videocassete, VHS, son., color.

FRESQUET, Adriana. Cinema e educação: reflexões e experiências com professores e estudantes de educação básica, dentro e “fora” da escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

GOMES, Paulo Emílio Sales. Uma situação colonial? São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

GUATTARI, Félix. Caosmose: um novo paradigma estético. São Paulo: 34, 1992.

GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.

KIAROSTAMI, Abbas. Abbas Kiarostami: duas ou três coisas que sei de mim. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

LOUREIRO, Robson. Educação, Cinema e Estética: elementos para uma reeducação do olhar. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 1, n. 33, p. 135-154, 2008.

MIGLIORIN, Cezar. Inevitavelmente cinema: educação, política e mafuá. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2015.

MOGADOURO, Cláudia. Educadores, por que o preconceito com o cinema brasileiro? Instituto NET, Claro e Embratel: Educação, 13 out. 2015. Disponível em: <http://neteducacao.com.br/noticias/home/educadores-por-que-o-preconceito-com-o-cinema-brasileiro>. Acesso em 15 jan. 2017.

PINTO, Ivonete. Cinema irrelevante: uma análise do cinema nacional contemporâneo a partir das percepções do crítico Jean-Claude Bernardet. ABRACCINE, 18 jun. 2013. Disponível em:< https://abraccine.org/2013/06/18/cinema-irrelevante-uma-analise-do-cinema-nacional-a-partir-das-percepcoes-de-jean-claude-bernardet/ >. Acesso em: 25 set. 2018.

ROLNIK, Suely. O saber-do-corpo nas práticas curatoriais: driblando o inconsciente colonial-capitalístico. In: Seminário Curadoria em artes visuais: um panorama histórico e prospectivo. Santander Cultural, Porto Alegre, 18 de maio a 23 de julho de 2017. Disponível em: <https://pt.scribd.com/document/363429106/Texto-Suely-Rolnik >. Acesso em: 14 dez. 2017.

Downloads

Publicado

2018-10-08

Edição

Seção

Artigos