PRINCÍPIOS EDUCATIVOS COMUNS E TRANSCENDENTES EM MOVIMENTOS SOCIAIS DE TRABALHADORES: OWENISTAS, CARTISTAS BRITÂNICOS E MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA

Autores

  • Cláudio Rodrigues da Silva Faculdade de Filosofia e Ciências, campus de Marília, Univ. Estadual Paulista - UNESP Programa de Pós-Graduação em Educação http://orcid.org/0000-0001-9036-3101
  • Neusa Maria Dal Ri Faculdade de Filosofia e Ciências, campus de Marília, Univ. Estadual Paulista - UNESP Programa de Pós-Graduação em Educação http://orcid.org/0000-0002-3000-2280

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i2p699-725

Palavras-chave:

Educação e movimentos sociais, Educação e trabalho, MST, Cartismo, Owenismo.

Resumo

Neste texto apresentam-se resultados de pesquisa documental e bibliográfica cuja finalidade foi a de analisar os projetos educativos dos owenistas, dos cartistas britânicos e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do Brasil. O principal objetivo do estudo foi verificar se há proposições educacionais transcendentes e comuns entre esses movimentos sociais. Verificou-se que há princípios comuns, tais como: a) elaboração e implantação de um projeto próprio de educação; b) crítica e/ou negação do ensino oficial estatal; c) implementação da gestão democrática nas associações e escolas dos movimentos; d) formação dos próprios educadores; e) articulação entre ensino e trabalho produtivo. Os princípios integram os projetos educacionais dos movimentos estudados, contribuem para a formação técnico-científica dos seus membros e para veiculação de uma concepção de mundo concernente à classe trabalhadora.

Biografia do Autor

Cláudio Rodrigues da Silva, Faculdade de Filosofia e Ciências, campus de Marília, Univ. Estadual Paulista - UNESP Programa de Pós-Graduação em Educação

Cursa Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Univ. Estadual Paulista - Unesp.

Neusa Maria Dal Ri, Faculdade de Filosofia e Ciências, campus de Marília, Univ. Estadual Paulista - UNESP Programa de Pós-Graduação em Educação

Possui graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade de São Paulo, graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo, mestrado em Educação (pesquisa educacional) pela Universidade Federal de São Carlos, doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1997). Livre-docência pela Universidade Estadual Paulista (2004). Realizou Pós-doutorado na Universidade do Minho, Portugal. Atualmente é professora adjunto - livre-docente III - da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Marília, docente do Departamento de Administração e Supervisão Escolar e do Programa de Pós-graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação e da Sociologia da Educação, com ênfase em Administração Educacional, atuando principalmente com os temas da gestão democrática e política educacional, e com as temáticas: movimentos sociais, educação e trabalho; trabalho associado; economia solidária e autogestão. Editora da Revista ORG&DEMO. Pesquisadora PQ do CNPq. Coordenadora do Doutorado Interinstitucional Capes- Dinter - UNESP/IFCE (2013-2017). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP, FFC, Campus de Marília (2013-2017).

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Publicado

2019-06-28

Edição

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Artigos