O DIREITO À EDUCAÇÃO NAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES DE UM MUNICÍPIO PAULISTA: A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES

Autores

  • Nonato Assis de Miranda Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) / Universidade Paulista http://orcid.org/0000-0001-6592-3381
  • Gabriela Pinheiro Bressan Universidade Municipal de São Caetano do Sul http://orcid.org/0000-0002-8576-2877
  • Viviane Patrícia Colloca Araújo Universidade Paulista

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i2p441-471

Palavras-chave:

Currículo, Direito à educação, Orientações Curriculares, Permanência do aluno na escola, Percepção dos professores.

Resumo

Este artigo se insere em uma pesquisa que analisou as concepções de professores de um município paulista acerca do direito à educação na perspectiva das orientações curriculares cujo processo de elaboração ocorreu de forma democrática e participativa. Teve como objetivo precípuo, compreender a forma como o currículo, por meio de suas Orientações Curriculares, prevê meios para garantir o direito às aprendizagens essenciais, bem como a permanência dos estudantes na escola. Para tanto, empreendeu-se uma pesquisa qualitativa com orientação analítico-descritiva, mediante análise documental das orientações curriculares do município investigado e entrevistas semi-estruturadas com questões em aberto cujos sujeitos são os professores da Rede Municipal de ensino de um município paulista. A interpretação do material coletado seguiu os ensinamentos da "análise de conteúdo". Os resultados mostram que os professores acreditam que as orientações curriculares são importantes para a efetivação do direito à permanência dos estudantes na escola, mas apontam a necessidade de uma avaliação dessas orientações, bem como a necessária participação dos pais para que estes compreendam a importância da escola na vida de seus filhos e contribuam para a motivação e o incentivo dos estudantes em estarem e permanecerem na escola para a garantia de um futuro melhor.

Biografia do Autor

Nonato Assis de Miranda, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) / Universidade Paulista

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Profissional em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Gabriela Pinheiro Bressan, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Mestre em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Viviane Patrícia Colloca Araújo, Universidade Paulista

Doutora em Educação na área de Processos de Ensino e Aprendizagem pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar) (2009). Professora Titular da Universidade Paulista - UNIP, campus Ribeirão Preto e São José do Rio Pardo. Coordenadora do curso de Pedagogia na UNIP/Ribeirão Preto. 

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2019-06-28

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Artigos