ESTÁGIO SUPERVISIONADO: PERCEPÇÃO DO PRECEPTOR SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM UM HOSPITAL DE ENSINO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i2p574-591

Palavras-chave:

Preceptoria, Educação Permanente, Ensino em Serviço, Aprendizagem, Interdisciplinaridade.

Resumo

O Sistema de Saúde, no Brasil, passa por transformações nos âmbitos estruturais e políticos e a formação dos profissionais de saúde torna-se primordial para a implementação da reestruturação do modelo de atenção contra-hegemônico ao modelo clínico com novas formas de gerir e cuidar em saúde, com uma aproximação efetiva à população e ressignificará a formação de recursos humanos na saúde. O objetivo do estudo foi compreender a percepção dos preceptores sobre o processo de ensino-aprendizagem e as práticas interdisciplinares no ambiente hospitalar. Estudo descritivo e quali-quantitativo. Utilizou-se a entrevista semiestruturada com 24 preceptores de um Hospital Universitário no interior do Estado de Pernambuco-PE, dos cursos de graduação em Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição, no período de fevereiro a outubro de 2017. Os dados foram submetidos à Análise de Conteúdo Temática, sendo extraídas cinco categorias que foram interpretadas à luz da literatura, a saber: Atuação do preceptor em saúde no processo de preceptoria hospitalar; Percepção do preceptor sobre práticas interdisciplinares e multidisciplinares no processo de ensino-aprendizagem; Ações desenvolvidas pelo preceptor de ensino na perspectiva interdisciplinar; Dificuldades e oportunidades da preceptoria hospitalar na visão do preceptor de ensino em saúde e Sugestões de melhorias apontadas pelo preceptor de ensino em saúde para o processo de ensino-aprendizagem, as quais mostraram que a maioria dos preceptores atuam empiricamente sem uma formação específica para desenvolver o processo de ensino-aprendizagem. Conclui-se que a compreensão desses saberes é imprescindível à construção de ações que respondam às necessidades pedagógicas desses preceptores no processo de formação de novos profissionais.

Biografia do Autor

Lusineide Carmo Andrade Lacerda, Universidade de Pernambuco

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI). Docente Auxiliar da Universidade de Pernambuco. Universidade de Pernambuco (UPE). Petrolina-PE

Roxana Braga de Andrade Teles, Universidade de Pernambuco

Enfermeira. Doutoranda em Biotecnologia na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Docente Assistente da Universidade de Pernambuco (UPE). Petrolina-PE. Brasil.

Cristhiane Maria Bazílio de Omena, Universidade de Pernambuco

Nutricionista. Doutorado em Química e Biotecnologia na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Docente Adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE). Petrolina-PE. Brasil.

Referências

ALBUQUERQUE, Verônica Santos et al. A integração ensino-serviço no contexto dos processos de mudança na formação superior dos profissionais da saúde. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 32, n. 3, p. 356-62, jul./set. 2008. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022008000300010

AUTONOMO, Francine Ramos de Oliveira Moura et al. A preceptoria na formação médica e multiprofissional com ênfase na atenção primária: análise das publicações brasileiras. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 39, n. 2, p. 316-327, abr./jun. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v39n2e02602014

BAIRRAL, Juliana Correia Pinto. Integração Ensino e Serviço: perfil dos preceptores do Programa de Educação Pelo Trabalho para Saúde / Saúde da Família do Município de São Paulo. 2014. 89 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, São Paulo, 2014.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

BOTTI, Sérgio Henrique de Oliveira; REGO, Sérgio Tavares de Almeida. Docente-clínico: o complexo papel do preceptor na residência médica. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 21, n. 1, p. 65-85, 2011. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312011000100005

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 1.111/GM, de 5 de julho de 2005. Fixa normas para a implementação e a execução do Programa de Bolsas para a Educação pelo Trabalho. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil Brasília, DF, 5 jul. 2005. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2005/prt1111_05_07_2005.html>. Acesso em: 24 abr. 2019.

BRASIL. Secretaria de Educação Superior. Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde. Resolução CNRMS nº 2, de 13 de abril de 2012. Diário Oficial da União da República Federativa do Brasil, 2012a. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15448-resol-cnrms-n2-13abril-2012&Itemid=30192>. Acesso em: 24 abr.2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 12, p. 59-62, 13 jun. 2013.

BREHMER, Laura Cavalcanti de Farias; RAMOS, Flávia Regina Souza. O modelo de atenção à saúde na formação em enfermagem: experiências e percepções. Interface Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 20, n. 56, 135-145, jan./mar. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622015.0218

CHAVES, Maria Marta Nolasco; LAROCCA, Liliana Müller; PERES, Aida Maris. Enfermagem em saúde coletiva: a construção do conhecimento crítico sobre a realidade de saúde. Revista da Escola de Enfermagem USP, São Paulo, v. 45, n 2, p. 1701-1704, dez. 2011. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000800011

FARIAS, Danyelle Nóbrega de et al. Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade na Estratégia Saúde da Família. Trabalho Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 141-162, jan./abr. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sol00098

GALLO, Sílvio. Transversalidade e meio ambiente. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Departamento de Política da Educação Fundamental. Coordenação-Geral de Educação Ambiental. Ciclo de Palestras sobre Meio Ambiente. Programa Conheça a Educação do Cibec/Inep. Brasília: MEC, 2001. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaoambiental/ciclodepalestras.pdf>. Acesso em: 25 abr. 2018.

IZECKSOHN, Melina Marques Vieira et al. Preceptoria em Medicina de Família e Comunidade: desafios e realizações em uma Atenção Primária à Saúde em construção. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 22, n. 3, p. 737-746, mar. 2017. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232017223.332372016

LIMA, Patrícia Acioli de Barros; ROZENDO, Célia Alves. Desafios e possibilidades no exercício da preceptoria do Pró-Pet-Saúde. Interface Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 19, supl. 1, p. 779-91, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0542

LIMA, Valeria Vernaschi et al. Ativadores de processos de mudança: uma proposta orientada à transformação das práticas educacionais e da formação de profissionais de saúde. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 20, n. 1, p. 279-288, 2015. DOI: 10.1590/1413-81232014201.21992013

MACÊDO, Dartagnan Ferreira et al. Análise do concurso público como instrumento de seleção de pessoal no setor público: percepção de um grupo de servidores de instituições federais de ensino superior. Revista Sociais & Humanas, Santa Maria, v. 29, n. 1, p. 92-110, jan./abr. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2317175820898

MACHADO, Maria Helena et al. Características gerais da Enfermagem: o perfil sociodemográfico. Enfermagem em Foco, Brasília, v. 6, n. 1/4, p. 11-17, 2015. DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2016.v7.nESP.686

MISSAKA, Herbert; RIBEIRO, Victoria Maria Brant. A preceptoria na formação médica: o que dizem os Trabalhos nos Congressos Brasileiros de Educação Médica 2007-2009. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 35, n. 3, p. 303-310, jul./set. 2011. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022011000300002

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Assembleia Geral das Nações Unidas. Direitos da Criança. Relatório do especialista independente para o Estudo das Nações Unidas sobre a Violência Contra Crianças. Nova Iorque: ONU, 2006. Disponível em: <https://www.unicef.org/brazil/pt/Estudo_PSP_Portugues.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2018.

RIBEIRO, Antônio César; RAMOS, Lais Helena Domingues; MANDÚ, Edir Nei Teixeira. Perfil sociodemográfico e profissional de enfermeiros de um hospital público de Cuiabá – MT. Ciência Cuidado e Saúde, Maringá, v. 13, n. 4, p. 625-633, out./dez. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.4025/cienccuidsaude.v13i4.20480

RIBEIRO, Kátia Regina Barros. Residências em Saúde: saberes do preceptor no processo ensino-aprendizagem. 2015. 226 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

RIBEIRO, Kátia Regina Barros; PRADO, Marta Lenise. A prática educativa dos preceptores nas residências em saúde: um estudo de reflexão. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 35, n. 1, p. 161-165, mar. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2014.01.43731

SANTOS, Rosélia Maria de Sousa; SANTOS, José Ozildo; GOMES, Marcos Antônio da. A interdisciplinaridade e a prática pedagógica. Revista Brasileira de Educação e Saúde, Pombal, v. 2, n. 1, p. 59-64, jan./dez. 2012. Disponível em: <http://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2057>. Acesso em: 25 fev. 2018.

SCHWARTZMAN, Ulises Prieto y et al. Interdisciplinaridade: referencial indispensável ao processo de ensino-aprendizagem da bioética. Revista Bioética, Brasília, v. 25, n. 3, p. 536-543, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422017253210

SILVA, Renata Martins da; SILVA, Ilda Cecília Moreira da; RAVALIA, Rosana Aparecida. Ensino de Enfermagem: reflexões sobre o estágio curricular supervisionado. Revista Práxis, Volta Redonda, v. 1, n. 1, jan. 2009. Disponível em: <http://web.unifoa.edu.br/praxis/numeros/01/37.pdf>. Acesso em: 18 fev. 2018.

SILVA, Verônica Caé; VIANA, Ligia de Oliveira; SANTOS, Cláudia Regina Gonçalves Couto dos. Social and pedagogical practice of the nurse-preceptor: a case study. Online Brazilian Journal of Nursing, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 102-112, mar. 2014. DOI: https://doi.org/10.5935/1676-4285.20144097

SOARES, Ângela Claudia Paixão et al. A importância da regulamentação da preceptoria para a melhoria da qualidade dos programas de residência médica na Amazônia Ocidental. Cadernos ABEM, Rio de Janeiro, v. 9, out. 2013. Disponível em: <http://abem-educmed.org.br//wp-content/uploads/2016/06/CadernosABEM__Vol09.pdf>. Acesso em: 15 fev. 2018.

SOUZA, Danyelle Rodrigues Pelegrino de; SOUZA, Mariza Borges Brito de. Interdisciplinaridade: identificando concepções e limites para a sua prática em um serviço de saúde. Revista Eletrônica de Enfermagem, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 117-123, 2009. Disponível em: <https://www.fen.ufg.br/revista/v11/n1/pdf/v11n1a15.pdf>. Acesso em: 18 mar. 2018.

SOUZA, Leonardo Lemos et al. Representações de gênero na prática de enfermagem na perspectiva de estudantes. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, v. 19, n. 2, p. 218-232, jul. 2014. Disponível em: <http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/908/pdf_13>. Acesso em: 16 mar. 2018.

TAVARES, Pâmela Elaine Nogueira et al. A vivência do ser enfermeiro e preceptor em um hospital escola: olhar fenomenológico. Revista Rene, Fortaleza, v. 12, n. 4, p. 798-807, out./dez. 2011. Disponível em: <http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/4344>. Acesso em: 25 fev. 2018.

Downloads

Publicado

2019-06-28

Edição

Seção

Artigos