CURRÍCULO E CONHECIMENTO ESCOLAR COMO MEDIADORES EPISTEMOLÓGICOS DO PROJETO DE NAÇÃO E DE CIDADANIA.

Autores

  • Fernando José de ALMEIDA Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Maria da Graça Moreira da Silva Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i3p594-620

Palavras-chave:

Currículo, Conhecimento escolar, Cultura, Educação integral

Resumo

Este artigo tece o diálogo entre currículo e conhecimento escolar, frente às crescentes demandas e responsabilidades educacionais, não tipicamente escolares, originadas nas últimas décadas do século XX.  Reconhece e nomeia as tensões inerentes ao contexto educacional contemporâneo e suas variáveis e, para fomentar o diálogo, revisita brevemente as raízes da educação integral escolanovistas, bem como os marcos da construção das políticas educacionais brasileiras culminando com a Base Curricular Comum Curricular (BNCC). Versa sobre a centralidade epistemológica do conhecimento escolar que cabe à finalidade da escola e à sua coerente competência como agência social de formação do conhecimento de gerações. O artigo contribui com o diálogo apontando caminhos para a construção de um desenho curricular que aproxime o conhecimento social com o conhecimento cultural, linguístico, científico e histórico, para consolidar um trabalho escolar de formação de competências cognitivas dos estudantes na participação da vida e de um digno viver coletivo. Conclui, provisória e preocupadamente, que as variáveis culturais e políticas que marcaram o cenário onde debate curricular ocorreu, se organizam em torno da carência que o pensamento estratégico sobre currículo acontece, sobre a pouca clareza do que seja o conhecimento escolar como espaço epistemológico de desenvolvimento do pensamento de um país, e de uma indefinição da função do estado enquanto instituição social que cuida da educação como direito de todos e como bem público.

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Publicado

2018-10-08

Edição

Seção

Artigos