PARADOXOS NA EDUCAÇÃO:INSERÇÃO E ALTERIDADE DE IMIGRANTES NAS RELAÇÕES ESCOLARES

Autores

  • Maura Pardini Bicudo Véras Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i1p304-312

Palavras-chave:

Imigração, Escola, Práticas pedagógicas, Xenofobia, Inserção sócio territorial.

Resumo

Trata-se de resenha do livro organizado por Leda Rodrigues e publicado pela Editora Escuta em 2017. Resultado do I seminário promovido em 2016 na PUCSP, trata da escolarização de estudantes matriculados em escolas municipais e/ou estaduais  e que reletem sobre as questões da inserção escolar e relações com a sociedade receptora. O livro traz relatos de pesquisas sobre a situação brasileira, argentina,  norte americana  por meio de pesquisadores ligados à questão migratória e suas repercussões nas relações na escola.

Biografia do Autor

Maura Pardini Bicudo Véras, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professora Titular de Sociologia, doutora e livre docente em Ciências Sociais, com pós doutorado em Sociologia pela Science Po- Institut dÉtudes Politiques de Paris, França. Pesquisadora com Bolsa Produtividade do CNPq

Referências

BARTLETT, Lesley; OLIVEIRA, Gabrielle. Impacto da migração materna nas crianças que permanecem em casa: o caso da migração dominicana e mexicana para os Estados Unidos. In: RODRIGUES, Leda Maria de Oliveira (org.). Imigração atual: dilemas, inserção social e escolarização: Brasil, Argentina, EUA. São Paulo: Escuta, 2017. p. 107-123.

BÓGUS, Lucia Maria Machado; FABIANO, Maria Lucia Alves. O Brasil no contexto das migrações internacionais recentes. In: RODRIGUES, Leda Maria de Oliveira (org.). Imigração atual: dilemas, inserção social e escolarização: Brasil, Argentina, EUA. São Paulo: Escuta, 2017. p. 19-36.

BOURDIEU, Pierre. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BOURDIEU, Pierre. A distinção-crítica social do julgamento. São Paulo: Zouk EDUSP, 2007.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Petrópolis: Vozes, 2013.

CUNHA, Marinaldo de Almeida. Dinâmica do espaço e expectativas no ensino médio. In: RODRIGUES, Leda Maria de Oliveira (org.). Imigração atual: dilemas, inserção social e escolarização: Brasil, Argentina, EUA. São Paulo: Escuta, 2017. p. 181-201.

DEMARTINI, Zeila de Brito Fabri. Imigração, cultura e escolarização. In: RODRIGUES, Leda Maria de Oliveira (org.). Imigração atual: dilemas, inserção social e escolarização: Brasil, Argentina, EUA. São Paulo: Escuta, 2017. p. 37-60.

MIYAHIRA, Elbio. Migrantes nordestinos e imigrantes bolivianos na escola pública. In: RODRIGUES, Leda Maria de Oliveira (org.). Imigração atual: dilemas, inserção social e escolarização: Brasil, Argentina, EUA. São Paulo: Escuta, 2017. p. 127-145.

MOLINARI, Simone Garbi Santana. A escolarização de imigrantes bolivianos no município de Guarulhos. In: RODRIGUES, Leda Maria de Oliveira (org.). Imigração atual: dilemas, inserção social e escolarização: Brasil, Argentina, EUA. São Paulo: Escuta, 2017. p. 161-179.

NOVARO, Gabriela. Migración y educación em Argentina: inclusión, exclusión y diferenciación en la relación familias-escuelas. In: RODRIGUES, Leda Maria de Oliveira (org.). Imigração atual: dilemas, inserção social e escolarização: Brasil, Argentina, EUA. São Paulo: Escuta, 2017. p. 91-106.

RODRIGUES, Leda Maria de Oliveira. Análises educacionais – território e desterritorialização. In: RODRIGUES, Leda Maria de Oliveira (org.). Imigração atual: dilemas, inserção social e escolarização: Brasil, Argentina, EUA. São Paulo: Escuta, 2017. p. 61-75.

SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. São Paulo: Nobel, 1987.

SAWAYA, Sandra Maria. Movimentos migratórios e a educação: as diferenças e a psicologia. In: RODRIGUES, Leda Maria de Oliveira (org.). Imigração atual: dilemas, inserção social e escolarização: Brasil, Argentina, EUA. São Paulo: Escuta, 2017. p. 77-88.

SAYAD, Abdelmalek. A imigração ou os paradoxos da alteridade. São Paulo: EDUSP, 1998.

SOARES, Cybele de Faria e. O joio e o trigo: imigrantes e nacionais numa escola em São Paulo. In: RODRIGUES, Leda Maria de Oliveira (org.). Imigração atual: dilemas, inserção social e escolarização: Brasil, Argentina, EUA. São Paulo: Escuta, 2017. p. 147-160.

Downloads

Publicado

2019-03-29

Edição

Seção

Resenhas