O OLHAR DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO SOBRE A AUTONOMIA DO ALUNO EM AMBIENTES DE TECNOLOGIAS DE APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i4p1855-1884

Palavras-chave:

Professor, Autonomia aluno, Ensino Superior, Processo de aprendizagem.

Resumo

Este trabalho consiste numa investigação sobre a percepção de professores do ensino superior de duas instituições públicas situadas na cidade de Maceió, Alagoas, em relação à autonomia do aluno. Objetiva investigar como o professor universitário percebe a autonomia do aluno no processo de aprendizagem, visando o uso de novas metodologias, das tecnologias da informação e comunicação (TIC) bem como a integração com todos os participantes. A verificação da existência dessa autonomia do aluno é um processo complexo, pois envolve vários elementos pessoais como: iniciativa, organização, motivação e interação com as partes envolvidas; e externos como: estrutura organizacional e currículo. A pesquisa tomou como base os autores Piaget (1996), Vygotsky (1984), Siemens (2004), Moran (2012) e Knowles (1990). A metodologia adotada fundamentou-se na pesquisa qualitativa com abordagem descritiva. A partir da análise dos dados, os professores acreditam que 58,06% dos alunos não têm autonomia e apenas 9,68% têm. E que 96,8% não consultam outras fontes de dados para aprofundar seus estudos, como também 87% afirmaram que os alunos não cumprem as atividades no prazo, fato decorrente da não organização do tempo de estudo. Eles acreditam que a interação com os colegas, a mudança no currículo, o uso das TIC e de novas metodologias como a aprendizagem baseada em problemas (PBL), ou ainda a sala de aula invertida possa colaborar para uma maior autonomia discente. Existe uma necessidade de aprofundamento do tema, pois acredita-se que não teremos uma autonomia plena e completa, mas sim níveis de autonomia nesse processo.

Biografia do Autor

Wladia Bessa da Cruz, IFAL - INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS

Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Alagoas (1995) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2005). Atualmente é professora de informática do IFAL (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas) e doutoranda do Programa de Engenharia Industrial da UFBA. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Educação a distância e Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: chat, formação de professores, educação a distância,ambientes virtuais de aprendizagem e ferramenta síncrona.

Marcio Luis Ferreira Nascimento, Universidade Federal da Bahia

Bacharel em física pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado em física da matéria condensada pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em ciência e engenharia dos materiais pela Universidade Federal de São Carlos (2004), com estágio sandwich no Bundesanstalt für Materialforschung und-prüfung, Berlin/Alemanha. Entre 2004 e 2008 realizou estudos de Pós-Graduação na UFSCar e na Technischen Universität Clausthal / Alemanha. Publicou mais de 79 artigos científicos completos em periódicos especializados, 16 completos em anais de eventos junto com outros 15 resumos expandidos, além de mais de 115 apresentações, entre congressos, simpósios e encontros, tanto nacionais quanto internacionais (destes, 26 ocorreram como convidado). Seus trabalhos têm mais de 670 citações em bases bibliográficas como ISI/Scopus. É professor associado I em dedicação exclusiva da Escola Politécnica - Departamento de Engenharia Química, e do Instituto de Humanidades, Artes & Ciências (IHAC), ambos da Universidade Federal da Bahia. É ainda professor permanente, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial e vice-coordenador do Mestrado Profissional, ambos da Escola Politécnica da UFBA. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2, líder do Laboratório de Materiais Vítreos da UFBA: www.lamav.ufba.br e do grupo de nanotecnologia: www.nano.ufba.br, e componente de dois outros grupos de pesquisa bastante atuantes no país. Desta forma, foi responsável pela implantação de um dos primeiros núcleos de pesquisa brasileiros sobre materiais vítreos na Bahia. Foi vice-chefe do Departamento de Engenharia Química (2012-2017) e vice-diretor do IHAC (2010-2013). Já atuou como Coordenador do Colegiado do Bacharelado Interdisciplinar de Ciência e Tecnologia da UFBA (2009-2011) e vice-coordenador acadêmico do IHAC (2009), campus Salvador. Tem experiência nas áreas de Física do Estado Sólido, Ciência e Engenharia de Materiais (ambos em estudos de aspectos dinâmicos do estado vítreo, como cinética de cristalização - nucleação & crescimento de cristais, processos de difusão, sinterização, fluxo viscoso e condução iônica), além de ter trabalhos em tópicos específicos de Ensino de Ciências e Matemática. Costuma escrever textos de divulgação científica e matemática em jornais de grande circulação. Atualmente também pesquisa argilominerais modificados micro e nanoestruturalmente, bem como biomateriais. É membro da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat) e da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Foi co-autor, junto com Luiz Barco, da série televisiva Arte & Matemática (2001) e do livro Matemática - Construção e Significado (Editora Moderna, 2006).

Maria Aparecida Pereira Viana, Universidadde Federal de Alagoas

Doutora na área de Educação:Currículo, (PUC-SP) Mestre em Educação (UFAL, 2003), Especialização em Informática Educativa; Metodologia no Ensino Superior e Educação a Distância com ênfase na Docência e na Tutoria em EAD (PUCRS). Licenciada em Pedagogia Licenciatura Plena (UFAL) Atualmente é professora do Centro de Educação, da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência em planejamento, concepção, Formação Pedagógica de Professores Universitários, implementação e avaliação de ações na modalidade a distância, Atuou como coordenadora no Curso de especialização Estratégias Didáticas para Educação Básica, com uso das TIC período de set/2014 a fev/2016. Durante o período de 2014 a 2018 foi coordenadora de área do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID/MEC/UFAL/Curso de Pedagogia. Em 2018-2019 cursando pós doutoramento na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo / Universidade do Minho Portugal. Tem experiência na área de Educação a Distância Online e Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, coordenação de tutoria presencial e online, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, formação continuada de professores, educação a distância. Atua como formadora no programa PROFORD das Pró-Reitorias PROGRAD E PROGEP da UFAL

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Publicado

2019-12-19

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Seção

Artigos