ATUALIDADE DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: CONSTRUINDO ESPERANÇA E MOBILIZANDO LUTAS EMANCIPATÓRIAS

Lúcio Jorge Hammes, Jaime José Zitkoski, Luiz Carlos Bombassaro

Resumo


O artigo tem como objetivo identificar as repercussões da Pedagogia do Oprimido para a academia e para os movimentos sociais, contribuindo com a formação humana e social numa perspectiva crítica. Discute a atualidade do pensamento freiriano buscando compreender a sua força para mobilizar a esperança e organizar projetos e práticas que concretizam o ideário da Pedagogia do Oprimido nas lutas da emancipação de grupos e pessoas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou a abordagem da pesquisa documental e bibliográfica tendo por base o contexto da produção da obra freireana. Além disso, analisa as repercussões da Pedagogia do Oprimido para o contexto sociocultural contemporâneo. Os resultados apontam para a atualidade da obra, constituindo-se em base importante para os estudos universitários e para os movimentos sociais, contribuindo para a formação política e as lutas de libertação. Por isso, é uma das principais obras que vem sendo indicada como referência mundial na área da educação e das ciências humanas.

Palavras-chave


Pedagogia do Oprimido; Emancipação; Esperança; Pedagogia Crítica

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DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i4p1008-1028

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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