PROFESSOR (NÃO) É EDUCADOR? EMBATES PELA IDENTIDADE DOCENTE NO CINQUENTENÁRIO DE “PEDAGOGIA DO OPRIMIDO”

Autores

  • Andresa Silva da Costa Mutz Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Elvis Patrik Katz Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i1p184-203

Palavras-chave:

Paulo Freire, Pedagogia do Oprimido, Identidade Docente, Escola Sem Partido, Educador.

Resumo

É impossível ignorar a influência do pensamento de Paulo Freire na educação brasileira. Um dos maiores expoentes da crítica ao modelo educacional praticado ainda hoje, Freire tornou-se “leitura obrigatória” nos cursos de licenciatura, em especial a partir de fins dos anos de 1990 e início dos anos 2000, e inspirou muitos professores em suas práticas junto aos alunos da educação básica e ensino superior.Nos últimos anos, no entanto, parece estar se firmando no Brasil uma resistência bastante forte às proposições freireanas, fenômeno acompanhado por um ressurgimento e fortalecimento do pensamento conservador de modo mais amplo. No presente artigo, objetivamos descrever os embates entre esses dois discursos, nos perguntando acerca de seus efeitos sobre as identidades docentes, que cada vez mais são alvo de intensas investidas de poder. Lançamos mão de ferramentas teórico-metodológicas de inspiração foucaultiana para execução da análise. O material empírico selecionado está composto pelas obras Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire (1987) e Professor não é educador, de Armindo Moreira (2012). Os resultados evidenciaram que persiste e se intensifica, na atualidade, uma divergência significativa na concepção de educação e do papel do professor entre o ideário liberal/ neoliberal e a teorização crítica. Nesse sentido, nos colocamos a refletir acerca da função política da educação a fim de problematizarmos a neutralidade, nomeada como uma indispensável característica do professor por movimentos como o Escola Sem Partido. Por mais estranho que isso nos pareça, aprendemos com essa pesquisa, que aos que combatem Freire, parece possível ser professor sem educar.

Biografia do Autor

Andresa Silva da Costa Mutz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora do Departamento Interdisciplinar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação

Mestre em Educação

Licenciada em História

Elvis Patrik Katz, Universidade Federal do Rio Grande

Mestre em Educação

Licenciado em História

Professor Ensino Básico ensino público 

Referências

BALL, Stephen John. A constituição da subjetividade docente no Brasil: um contexto global. Revista Educação em Questão, Natal, v. 46, n. 32, p. 9-36, 2013.

BRZEZINSKI, Iria. Profissão Professor: Identidade e Profissionalização docente. Brasília: Plano, 2002.

CAROSSI, Michele. O bom professor deve...: os discursos dos concursos públicos para professores e professoras da educação básica. 2009. 94f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2009.

CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. Campinas: Papirus, 1989.

DALTON, Mary. O currículo de Hollywood: quem é o “bom” professor, quem é a “boa” professora? Educação & Realidade, v. 21, n. 1, 1996.

EWALD, François. Foucault e a norma. In: EWALD, François. Foucault, a norma e o direito. Lisboa: Veja, p. 77-125, 1993.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos de Pesquisa. Rio de Janeiro, n. 114, p.197-223, 2001.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução: Raquel Ramalhete. 38 ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva & Guacira Lopes Louro. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

KATZ, Elviz Patrik. Escola Sem Partido: Uma análise das investidas de poder sobre as identidades docentes. 2017. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, 2017.

KATZ, Elviz Patrik; MUTZ, Andresa Silva da Costa. A construção de uma identidade docente desejável no discurso do Movimento Escola Sem Partido. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 26, n. 2, ago. 2018. ISSN 1982-9949.

______. Combater é preciso: a tradição e figura de Paulo Freire no discurso do movimento Escola Sem Partido. Anais do II Encontro de Pós-Graduação em Educação: pesquisa e avaliação, desafios e perspectivas atuais, v. 2, p. 76-86, 2017.

GARCIA, Maria Manuela Alves. O intelectual educacional e o professor crítico: o pastorado das consciências. Currículo sem fronteiras, v. 2, n. 2, p. 53-78, 2002.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. LEITÃO, Bernardo (trad.). Campinas: Editora da UNICAMP, 1990.

MIGUEL, Luis Felipe. Da “doutrinação marxista” à" ideologia de gênero"- Escola SemPartido e as leis da mordaça no parlamento brasileiro. Revista Direito e Práxis, v. 7, n. 15, p.590-621, 2016.

MOREIRA, Armindo. Professor não é educador. 4 ed. Cascavel: Profeduc, 2012.

PARAÍSO, Marluce Alves. Metodologias de pesquisas pós-críticas ou sobre como fazemos nossas investigações. In: PARAÍSO, Marlucy Alves; MEYER, Dagmar Estermann (org.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012. p. 15-22.

RANGEL, Mary. Representações e reflexões sobre o bom professor. Petrópolis: Vozes, 2001.

SARAIVA, Karla Schuk; VARGAS, Juliana Ribeiro de. Os perigos da Escola Sem Partido. Teias v. 18, n. 51, Out./Dez, 2017. P. 68-84.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-03-29

Edição

Seção

Artigos