EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CURSOS DE AGRONOMIA DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS RURAIS DO BRASIL

Autores

  • Cirdes Nunes Moreira Universidade Federal Rural de Pernambuco/Departamento de Educação/Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências http://orcid.org/0000-0002-8448-7076
  • Monica Lopes Folena Araújo Universidade Federal Rural de Pernambuco/Departamento de Educação/Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências http://orcid.org/0000-0002-0688-9782

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i3p1219-1238

Palavras-chave:

Educação ambiental, Agronomia, Currículo, Universidades federais rurais.

Resumo

Neste trabalho foram analisadas as concepções de Educação Ambiental (EA) presentes nos projetos pedagógicos (PPC) dos Cursos de Agronomia das Universidades Federais Rurais da Amazônia (UFRA), do Semiárido (UFERSA), de Pernambuco (UFRPE) e do Rio de Janeiro (UFRRJ). A pesquisa evidenciou três situações distintas entre as instituições estudadas: uma delas com indícios de uma Educação Ambiental conservadora, desvinculada da natureza social, cultural e política; outra privilegiando um viés mais regionalista, com ênfase no desenvolvimento econômico e presença de alguns matizes de sustentabilidade, associados à busca da cidadania e justiça; e nas outras duas, uma abordagem de Educação Ambiental integral, contextualizada do ponto de vista da complexidade que envolve as questões da sustentabilidade, inclusive da sua natureza social, cultural e política, uma delas apontando ainda a necessidade de contínua avaliação e reformulação da formação acadêmica do agrônomo, a qual demanda completa revisão dos currículos, favorecendo a atuação profissional crítica que considere os aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística.

Biografia do Autor

Cirdes Nunes Moreira, Universidade Federal Rural de Pernambuco/Departamento de Educação/Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências

Engenheiro Agrônomo do Departamento de Educação - DEd e Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências - PPGEC da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, Mestre em Extensão Rural e Desenvolvimento Local, Membro do Grupo de Pesquisa em Formação e Prática Pedagógica de Professores de Ciências e Biologia - FORBIO e da Cátedra Paulo Freire da UFRPE.

Monica Lopes Folena Araújo, Universidade Federal Rural de Pernambuco/Departamento de Educação/Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

Professora do Departamento de Educação - DEd e do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências - PPGEC da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, Doutora em Educação, Líder do Grupo de Pesquisa em Formação e Prática Pedagógica de Professores de Ciências e Biologia - FORBIO, Coordenadora da Cátedra Paulo Freire da UFRPE.

 

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Publicado

2019-09-28

Edição

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Artigos