PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: COMPROMISSO E TESTEMUNHO DE RESPEITO AO HUMANO E À HUMANIDADE

Autores

  • Maria Eliete Santiago Universidade Federal de Pernambuco, Recife
  • José Batista Neto Universidade Federal de Pernambuco, Recife
  • Marilia Gabriela Guedes Universidade Federal de Pernambuco, Recife

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i4p986-1007

Palavras-chave:

Pedagogia do Oprimido, Educação Problematizadora, Humanização

Resumo

Este artigo se estrutura em torno de dois focos indicotomizáveis: o autor e a obra. É o resultado de um estudo bibliográfico e da escuta do professor / es sobre o compromisso de Paulo Freire para com o ser humano e à humanidade com a comunidade e vivência de uma pedagogia cinquentenária: Pedagogia do Oprimido. Procura evidenciar a práxis político-pedagógica de Paulo Freire a partir da noção inicial do seu trabalho no campo da educação obra que foi dando corpo a sua e marcando a sua história de vida. Assim o contexto de criação da Pedagogia do Oprimido ganha relevo, marca a historicidade da obra e o gênero literário que é marcadamente ressaltado. Traça a configuração da obra que traduz o compromisso freireano como projeto sócio-político-pedagógico que anunciou de forma planetária a práxis freireana.  

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Publicado

2018-12-18

Edição

Seção

Dossiê Temático: "50 ANOS DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: ler a realidade e construir a esperança"