DOSSIÊS DA ABDC E TCI: CARTOGRAFIA DOS ENUNCIADOS DISCURSIVOS AGENCIADOS NAS TEMÁTICAS DOS ARTIGOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i1p63-84

Palavras-chave:

e-Curriculum, Teias, Currículo Sem Fronteiras, Transnational Curriculum Inquiry, Temáticas.

Resumo

Analisa práticas discursivas do periódico Transnational Curriculum Inquiry, no período de 2010 a 2016, e dos dossiês organizados pela Associação Brasileira de Currículo, publicados nos periódicos e-Curriculum, Currículo sem Fronteiras e Teias, entre 2012 e 2016. Objetiva mapear as temáticas abordadas nos artigos. Utiliza como metodologia a análise da discursividade, a partir do mapeamento cartográfico-discursivo, problematizando os enunciados que marcaram os discursos dos autores, as temáticas que emergem nesses discursos, as regularidades e irregularidades que os marcam e quais são as aproximações entre os discursos manifestados nos quatro periódicos. Apresenta um agrupamento com 34 eixos temáticos, com destaque para: as políticas educacionais atuais e suas implicações para a escola, o trabalho docente e o currículo; a profissionalização docente, currículo e formação de professor; temas contemporâneos como cosmopolitismo, transnacionalização, desconstrução e reconceitualização curricular, multiculturalismo, diversidade cultural, políticas de inclusão, diferenças, gênero, feminismo e sexualidade. Destaca, ainda, trabalhos relacionados à Base Nacional Curricular Comum; ao currículo-afeto, currículo-redes de conversações coletivas e produção de desejo; às relações entre currículo, cultura, cotidiano, diferenças, entre outros. As temáticas abordadas nos artigos retratam o movimento histórico, político, educacional e econômico em que estamos imersos e são reveladoras da organização molar que tenta se impor, mas apontam que isso não impede as afecções, os afetos felizes, os bons encontros, as energias moleculares, as linhas de fuga. Mostram que sempre vaza alguma coisa. Há sempre algo que escapa à máquina de sobrecodificação. Os artigos são reveladores desse movimento.

 

Biografia do Autor

Terezinha Maria Schuchter, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo. Professora do Departamento de Educação, Política e Sociedade da Universidade Federal do Espírito Santo. Membro do Grupo Com-versações.

Juliana Paoliello, Secretaria Municipal de Educação de Serra - ES

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo - PPGE/UFES na linha:Docência, Currículo e Processos Culturais. Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2016) na linha:Docência, Currículo e Processos Culturais. Estatutária nas Prefeituras Municipais de Vitória (desde 2008) e SERRA (desde 2007) como Pedagoga. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em escolar/ educação infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: Processos formativos inventivos com a docência; filosofias da diferença; devir criança e devir docência; imagem e currículo.; currículo entre outros.

Nilcéa Elias Rodrigues Moreira, Secretaria Municipal de Educação de Vitória e Secretaria de Educação da Serra - ES

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo, Especialização em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo e Especialização em Tecnologias em Educação pela PUC/RJ, parceria SEED/MEC; Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo - Brasil.  Pedagoga na Secretaria Municipal de Educação de Vitória; Professora da Educação Básica - Educação Infantil e Anos Iniciais - Secretaria de Educação da Serra - ES

Referências

ABDC. Associação Brasileira de Currículo. Estatuto da Associação Brasileira de Currículo. 2012. Disponível em: http://associacaobrasileiradecurriculo.blogspot.com/p/estatuto.html. Acesso em: 8 jun. 2018.

CARVALHO, Janete Magalhães. Discursividade sobre currículo da comunidade acadêmico-científica vinculada às associações do campo e veiculada em periódicos nacionais e internacional. Projeto de pesquisa. Vitória, 2015.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 2006.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs. Capitalismo e esquizofrenia 2. Vol. 3. 2 ed. São Paulo: Editora 34, 2012.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. 7. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

GALLO, Sílvio. Deleuze & a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

LACLAU, E.; MOUFFE, C. Hegemonia e Estratégia Socialista: por uma política democrática radical. São Paulo: Intermeios, 2015.

LAZZARATO, Maurizio. O governo das desigualdades: crítica da insegurança neoliberal. São Carlos: EdUFSCAR, 2011.

LOPES, Alice Cassimiro. Teorias pós-críticas, política e currículo. Educação, Sociedade & Culturas, Porto, n. 39, p. 7-23, 2013.

LOPES, Alice Cassimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

OLIVEIRA, Inês Barbosa; SGARBI, Paulo. Estudos do cotidiano & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

SCHUCHTER, Terezinha. Maria; MOREIRA, Nilcéa Elias Rodrigues; PAOLIELLO, Juliana. Cosmopolítica e potência de vida: o acontecimento como força para um currículo da diferença. Linha Mestra, Campinas, n. 35, p. 233-238, maio/ago. 2018.

SCHUCHTER, Terezinha. Maria; MOREIRA, Nilcéa Elias Rodrigues; PAOLIELLO, Juliana. O periódico Teias como espaço de produção no campo da educação, currículo e formação docente. Teias, Rio de Janeiro, v. 20, n. 56, p.322-345, jan./mar. 2019.

Downloads

Publicado

2020-03-31

Edição

Seção

Artigos