UMA TRAMA CONCEITUAL CENTRADA NO CURRÍCULO INSPIRADA NA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO

Autores

  • Ana Maria Saul
  • Alexandre Saul Universidade Católica de Santos, Santos

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i4p1175-1206

Palavras-chave:

Paulo Freire. Currículo. Trama conceitual freireana.

Resumo

O currículo se encontra, nas últimas décadas, em uma arena de disputa por tratar de decisões que dizem respeito à formação humana. Dizer do currículo significa enfrentar a questão: Que educação queremos e precisamos para a sociedade em que vivemos? Este texto objetiva apresentar um crivo crítico centrado no conceito de currículo, por meio de uma trama conceitual construída a partir de referenciais da Pedagogia do Oprimido. Trata-se de uma reflexão teórica que visa oferecer contribuições para o ensino e a pesquisa, na subárea do Currículo. A opção que se fez pela epistemologia freireana se deu em virtude de que ela tem o diálogo como pressuposto ético-políticognosiológico e a utopia, como horizonte possível de transformação social. Uma incursão pela obra de Freire, tomando por base a Pedagogia do Oprimido, permitiu selecionar categorias que se articulam, e possibilitou compor uma original e compreensiva concepção do constructo currículo, por meio de um entrelaçamento metódico das seguintes categorias: reflexão crítica sobre a prática, linguagens, diálogo, participação e transformação. A construção da trama conceitual freireana, um recurso teórico-metodológico para o ensino e a pesquisa, insere-se nos campos da teoria e do desenvolvimento curricular e pode subsidiar discussões e práticas curriculares em todas as modalidades e níveis de ensino.

Biografia do Autor

Alexandre Saul, Universidade Católica de Santos, Santos

Docente do Programa de Pós-Graducação Stricto Sensu da Universidade Católica de Santos, Doutor em Educação:Currículo pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo

Referências

APPLE, M. Can education change society? New York, NY: Routledge, 2013.

ARONOWITZ, S. Introduction - Paulo Freire’s pedagogy: not mainly a teaching method. In: LAKE, R.; KRESS, T. (Eds.) Paulo Freire’s intellectuals roots: toward historicity in práxis. New York, NY: Blomsbury, 2013, p. 1-10.

BOAL, A. A estética do oprimido. Rio de Janeiro, RJ: Garamond, 2009.

CORTELLA, Mario Sergio. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. São Paulo: Cortez, 2008.

DÍAZ BORDENAVE, J. E. O que é participação? São Paulo, SP: Brasiliense, 2008.

DOWBOR, L. A era do capital improdutivo: por que oito famílias tem mais riqueza do que a metade da população do mundo? São Paulo: Autonomia Literária, 2017.

DUBEUX, P. L. A. Uma proposta de trabalho didático-pedagógica com profissionais de saúde apoiada em princípios freireanos. 2017. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.

FREIRE, P. A educação na cidade. São Paulo, SP: Cortez, 2001.

______. A formação permanente. In: FREIRE, A. M. A. Freire. Pedagogia da tolerância (Org.) São Paulo, SP: UNESP, 2005, p. 145-158.

______. Cartas à Guiné-Bissau – registros de uma experiência em processo. São Paulo, SP: Paz e Terra, 1978.

______. Educação e mudança. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 2010.

______. Extensão ou comunicação? São Paulo, SP: Paz e Terra, 2006.

______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2008.

______. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 2011.

______. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1987.

______. Política e educação. Indaiatuba, SP: Villa das Letras, 2007.

______. (2013). Professora sim tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2013.

______; BETTO, F. Essa escola chamada vida: depoimentos ao repórter Ricardo Kotscho. São Paulo, SP: Ática, 2007.

______; SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2008.

GADOTTI, M.; FREIRE; P.; GUIMARÃES, S. Pedagogia: diálogo e conflito. São Paulo, SP: Cortez, 2008.

GERALDI, J. W. A linguagem em Paulo Freire. Educação, sociedade & culturas, n. 23, p. 7-22, 2005. Acessado em: 10 set. 2018. Disponível em: <http://www.fpce.up.pt/ciie/revistaesc/ESC23/23-Joao_Geraldi.pdf>

GIROUX, H. Teoria crítica e resistência em educação: para além das teorias da reprodução. Petrópolis, RJ: Vozes, 1986.

GIROUX, H. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre, RS: Artmed, 1997.

GIROUX, H. On critical pedagogy. New York, NY: Bloomsbury, 2011.

GROLLIOS, G. Paulo Freire and the curriculum. New York, NY: Routledge, 2015.

KONDER, L. Os marxistas e a arte. São Paulo, SP: Expressão Popular, 2013.

KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo, SP: Perspectiva, 1982.

LEITE, M. I.; OSTETTO, L. E. Formação de professores: o convite da arte. In: OSTETTO, L. E; LEITE, M. I. (Orgs.) Arte, infância e formação de professores: autoria e transgressão. Campinas, SP: Papirus, 2004, p. 11-24.

LIMA, L. C. A escola como organização educativa. São Paulo, SP: Cortez, 2001.

______. C. Aprender para ganhar, conhecer para competir: sobre a subordinação da educação na “sociedade da aprendizagem”. São Paulo, SP: Cortez, 2012.

LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias de currículo. São Paulo, SP: Cortez, 2016.

MENEZES, M. G. de; SANTIAGO, M. E. Contribuição do pensamento de Paulo Freire para o paradigma curricular crítico-emancipatório. Pro-posições, v. 25, n. 3, p. 45-62, 2014. Acessado em: 10 out. 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pp/v25n3/v25n3a03.pdf>

NOGUEIRA JUNIOR, S. P. Práticas de ensino religioso de docentes da educação infantil: tensões e possibilidades. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2018.

PACHECO, J. A. Escritos Curriculares. São Paulo, SP: Cortez, 2005.

PINAR, W; REYNOLDS, W. M.; SLATTERY, P.; TAUBMAN, P. M. Understanding curriculum: an introduction to the study of historical and contemporary curriculum discourses. New York, NY: Peter Lang, 2006. PLACCO, V. M. N. S.;

SOUZA, V. T. Aprendizagem do adulto professor. São Paulo, SP: Edições Loyola, 2006.

SANTAELLA, L. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal. São Paulo, SP: Iluminuras, 2005.

SANTIAGO, M. E.; BATISTA NETO, J. Formação de professores em Paulo Freire: uma filosofia como jeito de ser-estar e fazer pedagógicos. Revista e- Curriculum, v. 7, n. 3, p. 1-19, 2011. Acessado em: 15 set. 2018. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/7598>

SANTOS, B. S. Boaventura de Sousa Santos - outorga do título Doutor Honoris Causa. 2017. (53m27s). Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=njVR50oK1yM>. Acesso em: 05 out. 2018.

______. Pneumatóforo. Escritos Políticos, 1981-2018. Coimbra, PT: Almedina, 2018.

SAUL, A. M. Currículo. In: STRECK, D., REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (Orgs.), Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2008, p. 120-121.

SAUL, A. M. Paulo Freire na atualidade: legado e reinvenção. Revista e-Curriculum, v. 14, n. 01, p. 9-34, 2016. Acessado em: 15 set. 2018. Disponível em:<http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/27365>

______; SAUL, A. Mudar é difícil, mas é possível e urgente: um novo sentido para o projeto político-pedagógico da escola. Revista Teias, v. 14, n. 33, 2013, p. 102-120. Acessado em: 10 set. 2018. Disponível em: <http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24367>

______; ______. O saber/fazer docente no contexto do pensamento de Paulo Freire: contribuições para a Didática. Cadernos de Pesquisa, v. 24, n. 01, p. 1-14, 2017. Acessado em: 15 set. 2018. Disponível em: <http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6800>

______; ______. Uma prática docente inspirada na pedagogia freireana - a experiência da Cátedra Paulo Freire da PUC-SP. Revista Interritórios, v. 02, n. 02, p. 71-84, 2016. Acessado em: 15 set. 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/interritorios/article/view/5049/0>

______; SILVA, A. F. G. da. O legado de Paulo Freire para as políticas de currículo e para a formação de educadores no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 90, n. 224, p. 223-244, 2009. Acessado em: 10 set. 2018. Disponível em: <http://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/issue/view/102>

______; ______. O pensamento de Paulo Freire em sistemas públicos de ensino: pesquisando políticas de currículo em um mesmo território, sob diferentes olhares. Revista Teias, v. 13, n.27, p. 9-26, 2012. Acessado em: 10 set. 2018. Disponível em: <http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24249>

SCHUBERT, W. H.; LOPEZ-SCHUBERT, A. L.; THOMAS, T. P.; CARROLL, W. M. Curriculum books: the first 100 years. New York, NY: Peter Lang, 2002.

SCHUGURENSKY, D. Paulo Freire. New York, NY: Continuum, 2011. SILVA, A. F. G. da. A construção do currículo na perspectiva popular crítica: das falas significativas às práticas contextualizadas. 2004. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.

STEINBERG, Shirley R. Paulo Freire. In: KRIDEL, Craig (Ed.) Encyclopedia of curriculum studies. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, Inc, 2010.

STRECK, Danilo; ZITKOSKI, Jaime José. Teses centrais na pedagogia freireana. Revista Educação: apresenta história da pedagogia. São Paulo, n. 4, p. 20–31, dez. 2010.

ZEICHNER, K. (2008). Uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante na formação docente. Educação & Sociedade, v. 29, n. 103, 2008, p. 535-554. Acessado em: 15 set. 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v29n103/12.pdf>

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-12-18

Edição

Seção

Dossiê Temático: "50 ANOS DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: ler a realidade e construir a esperança"