MEMÓRIAS DE UMA MOÇA BEM-COMPORTADA: ANÁLISE DA OBRA PELO VIÉS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i1p430-452

Palavras-chave:

Memória, Teoria Histórico-Cultural, Simone de Beauvoir.

Resumo

O artigo objetiva compreender o conceito de memória na Teoria Histórico-cultural, envolvendo a percepção do desenvolvimento dessa função psíquica superior em diferentes períodos da formação humana, em contraposição à forma como o desenvolvimento psíquico é apresentado ao leitor de Memórias de uma moça bem-comportada de Simone de Beauvoir. Muitos escritores abordam a temática memória por diferentes vieses, sejam eles na construção de cenários fictícios que relembram uma fase da vida, ou ainda, com a intencionalidade de desenvolver concepções filosóficas como é o caso de Simone nessa obra autobiográfica. A metodologia consiste na análise dialética do conceito de memória e como é apresentado o desenvolvimento psíquico nas recordações de vida da personagem principal da obra de Simone de Beauvoir, mediante a revisão bibliográfica dos estudos de Vigotski, fundador dessa corrente teórica e de estudiosos brasileiros. A análise permite considerar que a autora, no que concerne ao desenvolvimento da memória, perfaz um caminho de descrição de suas vivências muito próximas das considerações do psicólogo russo acerca do desenvolvimento psíquico.

Biografia do Autor

Rosangela Miola Galvão, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Educação pela UNiversidade Estadual de Londrina. Mestre em Educação pela UEL (2015). Gestora de Instituição de ensino pública.

Sandra Aparecida Pires Franco, Universidade Estadual de Londrina

Graduação em Letras pela UEM, Graduação em Pedagogia, Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2003), Doutorado em Letras na UEL(2008) e Pós-Doutorado em Educação pela UNESP de Marília - SP (2016). Professora adjunta do departamento de Educação, área de Didática.

Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto, Universidade Estadual paulista - UNESP Marília

Livre-docente em Leitura e Escrita pela Universidade Estadual Paulista (2016). Pós-doutorado em Leitura e Literatura Infantil pela Universidade de Passo Fundo (2015).Doutora em Educação pela Unesp (1999). Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1995). Professora do Programa de pós-graduação da UNESP- Marilia. 

Andressa Cristina Molinari, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Letras estrangeiras modernas pela Universidade Estadual de Londrina (2010), pós graduação pela Universidade Estadual de Maringá, conclui o mestrado do programa de Estudos da Linguagem na Universidade Estadual de Londrina, onde atua ainda como professora colaboradora, na área de formação inicial de continuada de professores de Inglês. Atualmente, é professora da rede Estadual de ensino na cidade de Londrina, e é doutoranda na área de educação

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Publicado

2020-03-31

Edição

Seção

Artigos