DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA: PERCURSOS DA FORMAÇÃO DOCENTE

Maria de Lourdes da Silva Neta, Denilson Cursino de Oliveira, Mayara Alves Loiola Pacheco, Matheus Paiva Serpa Barroso

Resumo


A formação de professores tem sido objeto de pesquisas no Brasil e em outros países. Desse modo, escolhemos como objeto desta pesquisa a formação dos docentes de um curso de Medicina Veterinária ofertado em uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública, objetivando investigar o percurso formativo dos professores para o exercício da docência universitária. O referencial teórico basilar foi constituído pelos estudos de Almeida e Pimenta (2009), Costa (2007), Cunha (2006), Patres e Barbosa (2003), dentre outros. A pesquisa de abordagem quali e quanti aliou-se ao estudo de caso e às técnicas de coleta de dados bibliográfica e documental atentando para as indicações da LDB (nº 9394/96) e do projeto pedagógico do curso (PPC), analisando o currículo Lattes de 61 docentes. Os dados apontaram que na formação inicial acadêmica dos professores de Medicina Veterinária prevalecem os cursos de bacharelado, com 50 docentes doutores e a oferta de cursos de formação contínua chancelados pela IES pesquisada, bem como a disseminação de políticas internas destinadas ao desenvolvimento profissional dos docentes da instituição.


Palavras-chave


Formação docente; Docência universitária; Curso de bacharelado.

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DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i1p283-306

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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