DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA: PERCURSOS DA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i1p283-306

Palavras-chave:

Formação docente, Docência universitária, Curso de bacharelado.

Resumo

A formação de professores tem sido objeto de pesquisas no Brasil e em outros países. Desse modo, escolhemos como objeto desta pesquisa a formação dos docentes de um curso de Medicina Veterinária ofertado em uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública, objetivando investigar o percurso formativo dos professores para o exercício da docência universitária. O referencial teórico basilar foi constituído pelos estudos de Almeida e Pimenta (2009), Costa (2007), Cunha (2006), Patres e Barbosa (2003), dentre outros. A pesquisa de abordagem quali e quanti aliou-se ao estudo de caso e às técnicas de coleta de dados bibliográfica e documental atentando para as indicações da LDB (nº 9394/96) e do projeto pedagógico do curso (PPC), analisando o currículo Lattes de 61 docentes. Os dados apontaram que na formação inicial acadêmica dos professores de Medicina Veterinária prevalecem os cursos de bacharelado, com 50 docentes doutores e a oferta de cursos de formação contínua chancelados pela IES pesquisada, bem como a disseminação de políticas internas destinadas ao desenvolvimento profissional dos docentes da instituição.

Biografia do Autor

Maria de Lourdes da Silva Neta, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Doutora em Educação e Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Denilson Cursino de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Doutor em Ciências da Computação na área de IHC

Mayara Alves Loiola Pacheco, Prefeitura Municipal de Pacatuba

Mestranda em Educação

Matheus Paiva Serpa Barroso, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Discente do Curso de Licenciatura em História

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Publicado

2020-03-31

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Artigos