SENTIDOS ARTICULADOS SOBRE O CONCEITO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i1p200-220

Palavras-chave:

Processos de Significação, Educação Integral, Teoria do Discurso.

Resumo

Este presente artigo objetiva apresentar os sentidos que são articulados em torno do conceito de Educação Integral na contemporaneidade. Por meio de uma abordagem pós-estruturalista e pós-fundacionista, operou-se, nesta produção, à luz da Teoria do Discurso, de Ernesto Laclau, com uma análise das dissertações e teses defendidas, de 2006 a 2016, no âmbito do Núcleo de Estudos, Tempos, Espaços e Educação Integral, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (NEEPHI/UNIRIO) – por conta de sua referência, em território nacional, acerca da temática da Educação Integral e(m) Tempo Integral, há mais de vinte anos. Neste contexto, foi possível identificar sentidos de Educação Integral associados à Proteção Social; Espaços Diferenciados e Outros Sujeitos; Novas Oportunidades Formativas; Formação e Trabalho Docente; Reparo de uma Dívida Histórica; Oferta de um Ensino Técnico; Gestão Democrática; Busca por um Currículo Diferenciado; Aumento dos Indicadores de Aprendizagem; Educação (em Tempo) Integral e, ainda, hibridismo das perspectivas identificadas – o que tensiona uma necessária discussão sobre as constantes lutas por significações bem como por hegemonização de determinados sentidos ao conceito de Educação Integral.

Biografia do Autor

Talita Vidal Pereira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

A pesquisadora concluiu o doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 2011. É lotada como Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da UERJ e Procientista nesta mesma instituição desde 2015. É Jovem Cientista do Nosso Estado Faperj (2018- 2020). Atua como docente do corpo permanente do PPGECC-UERJ (orientando mestrado) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (PROPEd-UERJ) (orientando doutorado). É líder do Grupo de Pesquisa Currículo: conhecimento & cultura (CNPQ). Integra os Grupos de Pesquisa Currículo, Formação e Educação em Direitos Humanos e Políticas de Currículo e Cultura. Participa da Rede Latino-americana de Teoria do Discurso e do Grupo de Trabalho de Currículo (GT 12) da Anped. É sócia da Associação Brasileira de Currículo (ABdC). Foi Coordenadora do PPGECC/FEBF/UERJ (2014-2017). Mestre em Educação pela UFRJ e Licenciada em Química pela UFRJ. Atuação na Educação Básica de 1985 a 2012. Produção acadêmica orientada principalmente para os seguintes temas: Currículo; Políticas curriculares, Currículo e Avaliação da Aprendizagem, Cultura; Conhecimento, Formação Docente, ensino de Ciências nos anos iniciais de escolarização.

Marcio Bernardino Sirino, Universidade Castelo Branco (UCB)

Professor da Universidade Castelo Branco (UCB); Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd-UERJ) e Integrante do Grupo de Pesquisa Currículo: conhecimento & cultura (UERJ).

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2020-03-31

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Artigos