QUE CONHECIMENTO PARA QUEM? ITINERÁRIOS ESCOLARES, DISTRIBUIÇÃO DE CONHECIMENTOS E JUSTIÇA ESCOLAR

Autores

  • Aina Tarabini Universidad Autónoma de Barcelona Facultad de Ciencia Política y Sociología Departamento de Sociología https://orcid.org/0000-0002-6096-2450
  • Judith Jacovkis Universidad Autónoma de Barcelona Facultad de Ciencia Política y Sociología Departamento de Sociología https://orcid.org/0000-0003-2862-8636

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i3p880-908

Palavras-chave:

Conhecimento escolar, Justiça social, Formação profissional, Transições educacionais, Realismo crítico.

Resumo

A distribuição do conhecimento escolar é uma dimensão chave da justiça social. Uma das principais linhas divisórias entre os diferentes tipos de conhecimento é baseada em seu caráter mais ou menos teórico ou aplicado. Neste sentido, a divisão estabelecida por diferentes sistemas educacionais entre itinerários acadêmicos e profissionais é fundamental para compreender a distribuição e aquisição de diferentes tipos de conhecimento e seu impacto em termos de desigualdade social. Na Catalunha, esta divisão é estabelecida pela primeira vez na educação secundária pós-compulsória, quando o sistema de ensino é separado em dois itinerários diferenciados. Neste contexto, o objetivo do artigo é analisar o tipo de conhecimento atribuído ao Bacharelado e à Formação Profissional, com base na abordagem do realismo crítico. O artigo baseia-se numa análise do discurso dos actores políticos e educativos centrais neste campo. Especificamente, consiste em 28 entrevistas com decisores políticos e 37 entrevistas com membros das equipas de gestão de 8 escolas em Barcelona. Os resultados evidenciam, por um lado, uma elevada dicotomia entre um tipo de conhecimento teórico designado para o Bacharelato e um tipo de conhecimento prático esperado para a Formação Profissional que, por sua vez, se baseia em falsos atributos sobre o significado de ambos os tipos de conhecimento; por outro lado, uma justificação destas dicotomias com base numa concepção altamente hierárquica das funções de ambos os itinerários e numa naturalização das competências e necessidades dos seus alunos.

Biografia do Autor

Aina Tarabini, Universidad Autónoma de Barcelona Facultad de Ciencia Política y Sociología Departamento de Sociología

Profesora agregada del Departamento de Sociología de la UAB y miembro del grupo de investigación Globalización, Educación y Políticas Sociales (GEPS). Actualmente, es la investigadora principal del proyecto I+DI ‘EDUPOST16. La construcción de las oportunidades educativas post-16. Un análisis de las transiciones a la educación secundaria post-obligatoria en contextos urbanos’ (http://edupost16.es/)

Judith Jacovkis, Universidad Autónoma de Barcelona Facultad de Ciencia Política y Sociología Departamento de Sociología

Judith Jacovkis es doctora en sociología y miembro del grupo de investigación Globalización, Educación y Políticas Sociales (GEPS). Actualmente forma parte de los equipos de trabajo de los proyectos ‘Can dual apprenticeships create better and more equitable social and economic outcomes for young people? A comparative study of India and Mexico’ y “EDUPOST16’.

Referências

APPLE, Michael; BEANE, James, A. Democratic Schools. Michigan: Ass for Supervision and Curriculum Development, 1995.

BECK, John (2013). Powerful knowledge, esoteric knowledge, curriculum knowledge. Cambridge Journal of Education, v. 43, nº 2, 2013, p. 177-193. Disponible en: 10.1080/0305764X.2013.767880. Acceso en: 8 de julio de 2019

BERNARDI, Fabrizio; REQUENA, Miguel. Inequality in Educational Transitions: The Case of Post-Compulsory Education in Spain. Revista de Educación. Número extraordinario, 2010, p,. 93–118. Disponible en http://www.educacionyfp.gob.es/revista-de-educacion/numeros-revista-educacion/numeros-anteriores/2010/re2010/re2010-04.html. Acceso en: 20 de julio de 2019

BERNSTEIN, Basil. Pedagogy, Symbolic Control and Identity: Theory, research, critique. Lanham, MD: Rowman & Littlefield, 2000.

BONAL, Xavier. Expansion of New Vocationalism and Realities of Labour Market: View from the Spanish Periphery. Journal of Education and Work, v.14, nº 2, 2001, p. 177–87. Disponible en: https://doi.org/10.1080/13639080120056646. Acceso en: 5 de julio de 2019.

BOWLES, Samuel; GINTIS, Herbert. Schooling in capitalist America: educational reform and the contradictions of economic life. London: Routledge and Kegan Paul, 1976.

CALERO, Jorge. Desigualdades Tras La Educación Obligatoria: Nuevas Evidencias. Madrid: Fundación alternativas, 2006. Disponible en: https://www.fundacionalternativas.org/public/storage/laboratorio_documentos_archivos/xmlimport-RBZudL.pdf. Acceso en: 1 de julio de 2019.

CONNELL, Raewyn. Schools and social justice. Philadelphia: Temple University Pres, 1993

DUBET, François. La escuela de las oportunidades. ¿Qué es una escuela justa? Madrid: Gedisa, 2009.

DUPRIEZ, Vicent; DUMAY, Xavier; VAUSE, Anne. How Do School Systems Manage Pupils’ Heterogeneity? Comparative Education Review. v. 52, nº 2, 2008, p. 245-273. Disponible en: https://doi.org/10.1086/528764 Acceso en: 3 de junio de 2019

FAIRCLOUGH, Norman. Analysing Discourse: Textual Analysis for Social Research. London: Routledge, 2003

FRASER, Nancy. Justice interruptus: Critical reflections on the “postsocialist” condition. New York: Routledge, 1997.

FRANCIS, Becky; MILLS, Martin; LUPTON, Ruth. Towards social justice in education: contradictions and dilemas. Journal of Education Policy, v. 32, nº 4, 2017, p. 414-431. Disponible en: https://doi.org/10.1080/02680939.2016.1276218. Acceso en: 20 de julio de 2019.

GAMBLE, Jeanne. Theory and Practice in the Vocational Curriculum. In: YOUNG, Michael; GAMBLE, Jeanne. Knowledge, curriculum and qualifications for South African Further Education. Cape Town: HSRC Press, 2006, p. 87-103

GEWIRTZ, Sharon. Conceptualizing social justice in education: mapping the territory. Journal of Education Policy, V. 13, nº 4, 1998, p. 464-482. Disponible en: https://doi.org/10.1080/0268093980130402. Acceso en: 10 de julio de 2019.

GOODSON, Ivor. On Curriculum Form: notes toward a theory of curriculum, Sociology of Education, V. 65, nº 1, 1992, p. 66-75. Disponible en: https://www.jstor.org/stable/pdf/2112693.pdf. Acceso en: 1 de julio de 2019

GRUBB, W. Norton. The Convergence of Educational Systems and the Role of Vocationalism. Comparative Education Review, V. 29, nº 4, 1985, p. 526-48. Disponible en: https://www.jstor.org/stable/1188199. Acceso en: 15 de mayo de 2019.

HICKOX, Mike. Situating Vocationalism. British Journal of Sociology of Education, V. 16, nº 2, 1995, p. 153. Disponible en: https://www.jstor.org/stable/1393365. Acceso en: 20 de junio de 2019.

HICKOX, Mike; E. STINA, Lyon. Vocationalism and Schooling: The British and Swedish Experiences Compared. British Journal of Sociology of Education, V.19, nº 1, 1998, p. 25-37. Disponible en: https://www.jstor.org/stable/1393177. Acceso en: 20 de junio de 2019.

JACINTO, Claudia. La Formación Para El Trabajo En La Escuela Secundaria Como Reflexión Crítica y Como Recurso. Propuesta Educativa, 40, 2013. Disponible en: www.redalyc.org/pdf/4030/403041711005.pdf. Acceso en: 13 de Abril de 2019.

LYNCH, Kathleen; BAKER, John. Equality in education An equality of condition perspective. Theory and Research in Education, V. 3, nº 2, 2005, p. 131-164. Disponible en: https://doi.org/10.1177/1477878505053298. Acceso en: 10 de junio de 2019

NASH, Roy. Class, ‘Ability’ and Attainment: a problem for the sociology of Education. British Journal of Sociology of Education, V. 22, nº 2, 2001, p. 189-202. Disponible en: https://doi.org/10.1080/01425690120054821. Acceso en: 15 de julio de 2019

NASH, Roy. The educated habitus, Progress at School and Real Knowledge. Interchange, V. 33, nº1, 2002, p.27-48. Disponible en: https://link.springer.com/article/10.1023/A:1016399826766. Acceso en: 10 de julio de 2019

NYLUYD, Mattias; ROSVALL, Per-Åke. A curriculum tailored for workers? Knowledge organization and possible transitions in Swedish VET. Journal of Curriculum Studies, V. 48, nº 5, 2016, p. 692-710. Disponible en: 10.1080/00220272.2016.1138325. Acceso en: 10 de Julio de 2019

NYLUD, Mattias; ROSVALL, Per-Åke; LEDMAN, Kristina. The vocational–academic divide in neoliberal upper secondary curricula: the Swedish case. Journal of Education Policy, V. 32, nº 6, 2017, p. 788-808. Disponible en: 10.1080/02680939.2017.1318455. Acceso en: 10 de Julio de 2019.

OAKES, Jeannie; SRUART WELLS, Amy; JONES, Makeba; DATNOW; Amanda. Detracking: The social construction of ability, cultural politics and resistance to reform. Teachers College Record, V. 98, nº 3, 1997, p. 482-510.

SAYER, Andrew. Realism and Social Science. London: Sage, 2000.

SHAVIT, Jossy; MÜLLER, Walter. Vocational Secondary Education, Tracking, and Social Stratification. HALLINAN, Maureen, T. Handbook of the Sociology of Education. New York: Kluwer Academic/Plenum Publishers, 2000, p. 437-452.

SULIVAN, Alice. Cultural Capital, Cultural Knowledge and Ability. Sociological Research Online, V. 12, nº 6, 2007. Disponible en: https://doi.org/10.5153/sro.1596 Acceso en: 15 de julio de 2019

SUM, Ngai-Lin. Culture, Discourse, Ideology and Hegemony (DDIH). WP2 Discussion Papers. Newcastle: 2006

TARABINI, Aina. La escuela no es para ti. El rol de los centros educativos en el abandono escolar. Madrid: Octaedro, 2018

TARABINI, Aina; CURRAN, Marta; CASTEJÓN, Alba; MONTES, Alejandro. Framing youth educational choices at the end of compulsory schooling: the Catalan case. In: TARABINI, Aina; INGRAM, Nicola. Educational Choices, Transitions and Aspirations in Europe: Systemic, Institutional and Subjective Challenges. London: Routledge, 2018.

TARABINI, Aina; JACOVKIS, Judith. Transicions a l’educació secundària postobligatòria a Catalunya. In: RIERA, Jordi. Reptes de l’educació a Catalunya. Anuari 2018. Barcelona: Fundació Jaume Bofill, 2019, 235–290.

TORRES SANTOME, Jurjo. La justicia curricular, el caballo de troya de la cultura escolar. Madrid: Morata, 2011

VINCENT, Carol. Social Justice, Education and Identity. London: Routlege, 2003

WHEELAHAN, Leesa. How Competency‐based Training Locks the Working Class out of Powerful Knowledge: A Modified Bernsteinian Analysis. British Journal of Sociology of Education, V. 28, nº 5, 2007, p. 637–51. Disponible en: www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/01425690701505540. Acceso en: 24 de febrero de 2019.

YOUNG, Michael. Knowledge and Control: New Directions in the Sociology of Education. Michigan: Macmillan, 1971.

YOUNG, Michael; SPOURS, Ken; HOWIESON; Cathy; RAFFE, David. Unifying Academic and Vocational Learning and the Idea of a Learning Society. Journal of Education Policy, V. 12, n1 6, 1997, p. 527–537. Disponible en: https://doi.org/10.1080/0268093970120607 Acceso en: 1 de julio de 2019

YOUNG, Michael. Conceptualising Vocational Knowledge: Some Theoretical Considerations. In: YOUNG, Michael; GAMBLE, Jeanne. Knowledge, curriculum and qualifications for South African Further Education. Cape Town: HSRC Press, 2006, p 104-124.

YOUNG, Michael. Bringing knowledge back in: From social constructivism to social realism in sociology of education. London: Routledge, 2008.

YOUNG, Michael. Powerful knowledge: an analytically useful concept or just a ‘sexy sounding term’? A response to John Beck’s ‘Powerful knowledge, esoteric knowledge, curriculum knowledge. Cambridge Journal of Education, V. 43, nº 22, 2013, p. 195-198. Disponible en: https://doi.org/10.1080/0305764X.2013.776356. Acceso en 1 de julio de 2019.

YOUNG, Michael; LAMBERT, David; ROBERTS, Carolyn; ROBERTS, Martin. Knowledge and the Future School. Curriculum and Social Justice. Bloomsbury, 2014.

Publicado

2019-09-28

Edição

Seção

Dossiê Temático: Em busca da justiça curricular: as possibilidades do currículo escolar na construção da justiça social