A VIDA COMO ELA FOI: PRODUZINDO RESISTÊNCIA NAS AULAS DE HISTÓRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i4p1626-1647

Palavras-chave:

Ensino de História, Resistências, Gênero, Patrimônio.

Resumo

O presente artigo pretende abordar as aulas de História, desde uma pesquisa constituída no fazer docente em estágio de formação de professores. Partimos da análise de planejamentos e observações de aulas construídos por estudantes de História, nos últimos 4 semestres, nas disciplinas de estágio de docência no ensino fundamental, ensino médio e educação patrimonial. O objetivo consistiu em problematizar o currículo de História, na escola básica, através do que chamamos de práticas insurgentes. Tal concepção nos levou a pensar no conceito de resistência, tendo como interlocutores de escrita autores do campo da decolonialidade, da educação crítica e da filosofia da diferença. A partir daí construímos um conceito de resistência vinculado à ideia de criação. Concluímos, portanto, que, nos tempos atuais, a radicalidade da crítica curricular inclui a ideia, não de uma reatividade aos “tempos difíceis”, mas de uma resistência criativa, que faz transbordar o currículo desde um estudo do passado, problematizando o presente e criando abertura para novos futuros.

Biografia do Autor

Caroline Pacievitch, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação.

Licenciatura em História (UEPG), Mestrado em Educação (UEPG), Doutorado em Educação (Unicamp). Professora da Área de Ensino de História, do Departamento de Ensino e Currículo, da Faced/UFRGS. Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História - Instituição Associada UFRGS.

Carmem Zeli de Vargas Gil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação

Licenciatura em História (Faculdade Cenecista de Osório), Mestrado em Educação (UFRGS), Doutorado em Educação (UFRGS). Professora da Área de Ensino de História, do Departamento de Ensino e Currículo, da Faced/UFRGS. Professora do Mestrado Profissional em Ensino de História (UFRGS).

Fernando Seffner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação.

Licenciatura em História (UFRGS), Mestrado em Sociologia (UFRGS), Doutorado em Educação (UFRGS). Professor da Área de Ensino de História, do Departamento de Ensino e Currículo, da Faced/UFRGS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de  Mestrado Profissional em Ensino de História.

Nilton Mullet Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação

Licenciado em História, UFRGS. Mestre e Doutor em Educação, UFRGS. Professor da área de ensino de História, do Departamento de Ensino e Currículo, Faculdade de Educação, da UFRGS. Professor do Mestrado Profissional em ensino de História.

Referências

AMARAL, João Paulo Pereira do. Da colonialidade do patrimônio ao patrimônio decolonial. Dissertação (Mestrado) – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural, Rio de Janeiro, 2015.

ÁVILA, Arthur Lima de. O fim da história e o fardo da temporalidade. Tempo e argumento, v. 10, p. 243-266, 2018.

BELLETTI, Ângelo. Tem lugar para as mulheres na expografia da sala Farroupilha no Museu Júlio de Castilhos? Porto Alegre, 2018. (mimeo) GARCÍA CANCLINI, Néstor. O patrimônio cultural e a construção do imaginário social. Revista do IPHAN, n.23, 94-115, Brasília, 1994.

DUSSEL, Enrique. Ética da libertação na idade da globalização e da exclusão. Petrópolis: Vozes, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, Freire, 2013.

FUNARI, Pedro Paulo; PELEGRINI, Sandra C. A. Patrimônio Histórico e Cultural. 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.

FOUCAULT, Michel. Segurança, território, população: Curso dado no Collège de France (1977-1978). São Paulo: Martins Fontes, 2008.

FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito: curso dado no Collège de France (1981-1982). Tradução de Márcio Alves da Fonseca e Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis, Vozes, 1987. 288p.

DELEUZE, Gilles. Conversações. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

DELEUZE, Gilles. Foucault. Lisboa: Veja, [1987]. MESTRE BOREL: A ANCESTRALIDADE NEGRA EM PORTO ALEGRE. Ano 2010. Prefeitura de Porto Alegre – Secretaria Municipal da Cultura – FUMPROARTE. Direção: Anelise Gutterres. Disponível em: https://www.ufrgs.br/biev/?xylus-portfolio=mestre-borel-a-ancestralidade-negra-em-porto-alegre. Acesso em: 27 ago. 2019

RANGEL, Patrícia Duarte; AMARAL, João Paulo Pereira do. Reflexões críticas sobre metodologias do campo patrimonial a partir de uma perspectiva feminista e decolonial. In: 1º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa XII CONLAB, 2015, Lisboa. Livro de Atas do 1º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa, Anais..., v.1, p. 8909 - 8921, Lisboa, Portugal, 2015.

SANTOS, Boaventura de Sousa; MENDES, José Manuel. Introdução. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENDES, José Manuel. Demodiversidade: imaginar novas possibilidades democráticas. Belo Horizonte: Autência, 2018, p. 17-50.

SEFFNER, Fernando. Tem nexo não falar sobre sexo na escola? Textual (Porto Alegre), v.1, p. 22-29, 2017. Disponível em : https://www.sinprors.org.br/wp-content/uploads/2017/11/Textual_maio_2017_completa.pdf. Acesso em: 25 ago. 2019.

SEFFNER, Fernando; PICCHETTI, Yara de Paula. A quem tudo quer saber, nada se lhe diz: uma educação sem gênero e sem sexualidade é desejável? Reflexão e Ação (Online), v. 24, p. 61-81, 2016. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/6986. Acesso em: 25 ago. 2019.

THOMPSON, Analucia. Ministério da Educação e Saúde (verbete). In: __. (Org.). Entrevista com Judith Martins. Rio de Janeiro: Iphan, 2010. (Memórias do Patrimônio, 1). VIEIRA, Daniele Machado. Territórios negros em Porto Alegre/RS (1800 – 1970): geografia histórica da presença negra no espaço urbano. Dissertação (Mestrado). UFRGS, 2017. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/177570. Acesso em: 27 ago.2019.

WALSH, C.; Oliveira, L. F.; CANDAU, V. M. Colonialidade e pedagogia decolonial: Para pensar uma educação outra. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 2018.

WALSH, Catherine. Pedagogías decoloniales caminando y preguntando: Notas a Paulo Freire desde Abya Yala. Revista Entramados - Educación Y Sociedad, [Mar del Plata], Universidad, Ano 1, n. 1, dic. 2014, p. 17-31.

WALSH, Catherine. Pedagogías decoloniales: Prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Quito: Editorial Abya-Yala. 2013. 161p. WHITE, H. O passado prático. Tradução: Arthur Lima de Avila, Mario Marcello Neto, Felipe Radünz Krüger. Artcultura, Uberlândia. v. 20, n. 37, p. 09 - 19, 2018.

Downloads

Publicado

2019-12-19

Edição

Seção

Dossiê ABdC 2019: "Confrontos e resistências nas políticas educacionais e curriculares no contexto atual"