MASCULINIDADES NO CURRÍCULO DE “TROPA DE ELITE” E “PRAIA DO FUTURO”

Autores

  • Evanilson Gurgel Carvalho Filho Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PGEDU) da UFBA. https://orcid.org/0000-0003-2018-767X
  • Marlécio Maknamara Pós-Doutor pela School of Education/La Trobe University (Bolsa CAPES/PVEx). Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas. http://orcid.org/0000-0003-0424-5657

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i4p1502-1522

Palavras-chave:

Currículo, Cinema, Masculinidades, Gêneros, Sexualidades.

Resumo

O artigo toma como material empírico os modelos de masculinidades veiculados no currículo de dois filmes brasileiros: “Tropa de Elite” e “Praia do Futuro”. Partimos do pressuposto oriundo do campo dos estudos culturais numa perspectiva pós-crítica em que o cinema é compreendido como um artefato cultural, portanto capaz de disseminar saberes e educar o seu público. O objetivo é analisar os diferentes modelos de masculinidades produzidos e visibilizados pelo currículo dos filmes. O argumento desenvolvido é que esse currículo opera de modos distintos a partir das representações de masculinidades de cada obra: a masculinidade hegemônica em “Tropa de Elite” e a masculinidade abjeta em “Praia do Futuro”. Concluímos que o cinema pode propiciar encontros potentes entre gêneros e sexualidades e o campo educacional, pois se por um lado esse currículo reitera um modelo hegemônico hierárquico de masculinidade, por outro há vazamentos e escapes mais diversos e menos afeitos a normatividades.

Biografia do Autor

Evanilson Gurgel Carvalho Filho, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PGEDU) da UFBA.

Professor Substituto da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PGEDU) da UFBA. Mestre em Educação (2018) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGED).

Marlécio Maknamara, Pós-Doutor pela School of Education/La Trobe University (Bolsa CAPES/PVEx). Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas.

Pós-Doutor pela School of Education/La Trobe University (Bolsa CAPES/PVEx - duração de 12 meses). Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Docente do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas. Sócio da ANPED, da ABRAPEC, da BioGraph e da SBEnBio. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFBA; Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFRN

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Publicado

2019-12-19

Edição

Seção

Dossiê ABdC 2019: "Confrontos e resistências nas políticas educacionais e curriculares no contexto atual"