FORMAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES CEARENSES NO CONTEXTO DAS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS

Eridan Rodrigues Maia, Marcia Betania de Oliveira

Resumo


Este trabalho aborda formação de gestores escolares no contexto das políticas público-privadas, cuja temática vem ganhando espaço nas discussões acadêmicas dos últimos anos. Analisa o processo de recontextualização das formações dos gestores de escolas estaduais de ensino médio regular, do Estado do Ceará, no âmbito da CREDE 10, Russas/CE, com foco na formação pelo método Circuito de Gestão em parceria com o Instituto Unibanco. Na construção do referencial teórico utiliza a abordagem do Ciclo de Políticas proposto por Bowe; Ball; Gold (1992), em torno da ideia de recontextualização, permeada pela noção de performatividade, enquanto incentivo para produzir novos perfis institucionais, na identificação da existência de um contexto político onde predomina a “convergência de políticas” (BALL, 2004). Tal contexto parece caracterizar o surgimento de um novo paradigma na orientação gerencialista dos governos neoliberais nessa nova possibilidade de mercado, em especial no Estado do Ceará. Analisa resultados de uma pesquisa feita através de questionário com seis gestores escolares em relação ao período de 2016 a 2018. Como resultados, é possível destacar sinais de controle na educação cearense através da política de accountability e da cultura da performatividade implementadas no paradigma da educação pública cearense. Também, que o método Circuito de Gestão é traduzido pelos gestores na recriação de espaços de negociação entre os diferentes interesses da política em pauta e os projetos demandados nas escolas. Considera, por fim, que a recontextualização das políticas, no contexto da prática, aponta possibilidades de confrontos e resistências frente às políticas educacionais e curriculares no contexto atual.

 

 

Palavras-chave


Formação de Gestores Escolares; Parcerias público-privadas; Accountability; Performatividade; Recontextualização.

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DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i4p1604-1625

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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