ELES, OS DESGRAÇADOS! OU MANIFESTO PARA PENSAR UM CURRÍCULO AMOROSO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i4p1648-1664

Palavras-chave:

Currículo, Educação Ambiental, Resistência, Linhas de fuga, Amor.

Resumo

Neste texto manifesto defendemos a ideia de que é possível pensar um currículo para a Educação Ambiental que extravase, que nos lance para outros movimentos, que nos tire da paralisia, que faz apenas reclamar e gritar palavras de ordem para o homem, mas que criem forças ativas contra as forças reativas. A ideia é fazer um exercício de aproximação conceitual entre os conceitos de resistência de Antonio Negri e linhas de fuga de Gilles Deleuze para pensar um currículo para a Educação Ambiental como resistência através daquelas vidas que olhamos como menores, inúteis. Assim, o que desejamos é inventar; pensar linhas de fugas; rachar as linhas clássicas inscritas no currículo sendimentarizado. Talvez seja o momento de pensar no amor como um espaço de criação e resistência para imaginarmos outra Educação ambiental Pensar uma Educação ambiental que potencialize a experiência, a vida. Criar linhas de fuga através do oceano, buscando outras formas de existir, de agir quando se fala no ambiente. A ideia não é mudar os paradigmas, mas sair deles.

Biografia do Autor

Lêda Valéria Alves da Silva, Universidade Federal do Pará

Mestre e Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Licenciada em Ciências Biológicas pela UFPA. Atuou como Professora Substituta na UFPA de 2012 a 2014.

Sílvia Nogueira Chaves, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (UFPA).  Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa Cultura e Subjetividade na Educação em Ciências, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM/UFPA), no qual é docente. Atua como editora da Revista Experimentart. É associada à Universidade Livre de Autobiografia de Anghiari, Itália.

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Publicado

2019-12-19

Edição

Seção

Dossiê ABdC 2019: "Confrontos e resistências nas políticas educacionais e curriculares no contexto atual"