EDUCAÇÃO FÍSICA E GESTÃO ESCOLAR: REFLEXÕES SOBRE LEGISLAÇÃO, PRODUÇÃO ACADÊMICA E FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i1p327-349

Palavras-chave:

Gestão escolar, Educação física, Formação.

Resumo

O presente estudo trata da participação do professor de Educação Física (EF) na gestão escolar. Combinando pesquisa documental e bibliográfica analisou-se as orientações legais para formação de licenciados em EF, os currículos prescritos dos cursos de EF da Grande Vitória/ES (GV) e a produção acadêmica da área no tocante a gestão escolar. Utilizou-se como fontes: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9.394/96), Resoluções do Conselho Nacional de Educação (CNE), nº 7/2004, nº 2/2015 e nº 6/2018, perfis dos egressos e matrizes de disciplinas dos cursos de licenciatura em EF da GV. A pesquisa bibliográfica foi realizada em oito periódicos e bancos de teses e dissertações dos cursos de pós-graduação stricto sensu em EF. O trabalho indicou que a gestão vem ganhando espaço na atuação profissional e orientações legais da EF. Entretanto, observou-se baixa produção acadêmica e pouca repercussão nos currículos dos cursos de formação da área, indicando divergência entre atuação/orientações e formação/produção.

Biografia do Autor

Fernando Torres Otero de Souza, Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação Física e Desportos.

Mestre em Educação Física. Professor da Prefeitura Municipal de Vitória, Espírito Santo.

Rodrigo Lema Del Rio Martins, Universidade Federal de Tocantins Câmpus de Miracema.

Doutor em Educação Física. Professor do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Palmas, Tocantins, Brasil.

André da Silva Mello, Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação Física e Desportos.

Pós-Doutor em Educação Física. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vitória, Espírito Santo.

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Publicado

2020-03-31

Edição

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Artigos