GESTÃO CURRICULAR NO ENSINO SUPERIOR: CONTEXTOS DE DESENVOLVIMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i1p40-62

Palavras-chave:

Gestão de Currículo, Ensino Superior, Currículo, Avaliação.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a gestão de currículo no Ensino Superior, por meio da descrição e da análise dos processos coletivos, internos e sistemáticos de revisão de currículos empreendidos na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O desenvolvimento das reflexões requereu tomar como ponto de partida a Universidade, tendo em vista sua criação, seu conceito e suas perspectivas. Discutir o currículo em seus contextos, caminhos e descaminhos, em uma instituição universitária pública, localizada no menor e menos rico Estado do Sudeste, como é essa proposta, exigiu tecer considerações sobre: a) conceito, significado e possibilidades organizativas do Currículo no Ensino Superior e, especificamente, na universidade; b) caminhos e perspectivas da Ufes no processo de organização de currículo. Assim, as reflexões consideraram esses elementos e foram realizadas a partir do exame de documentos e do conteúdo de entrevista. O estudo possibilitou concluir que se faz necessário problematizar a pseudoneutralidade dos indicadores educacionais, sua capacidade de indução de práticas curriculares no Ensino Superior; problematizar a expropriação da autonomia curricular dos docentes e sua responsabilização pelos resultados educacionais; e, também, afirmar o caráter contraditório dos processos coletivos e colegiados de decisão curricular nas relações com os sujeitos individuais e coletivos responsáveis por conceber, elaborar, praticar e avaliar o currículo no Ensino Superior.

Biografia do Autor

Itamar Mendes da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação (Currículo) pela PUC/SP e pós-doutor em Políticas, Educação, Formação e Sociedade pela UFF. Professor Associado na Ufes e diretor da Anpae-ES, gestão 2019-2021. Líder do Grupo de pesquisa Gestão, Trabalho e Avaliação Educacional - Getae (CNPq); integra o Grupo de Estudos e Pesquisas Paulo Freire - Geppf (CNPq) - e o Laboratório de Gestão da Educação Básica do Espírito Santo - Lagebes

Jorge Nassim Vieira Najjar, Universidade Federal Fluminense

Graduado em Ciências Sociais e mestre em Educação pela UFF. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor Associado IV na UFF. Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão e Políticas Públicas em Educação (NUGEPPE), da UFF; Vice-Presidente Sudeste da ANPAE; Tesoureiro da ANFOPE. Conselheiro Estadual de Educação e Membro do Fórum Estadual de Educação

Marcelo Lima, Universidade Federal do Espírito Santo

Pedagogo e Mestre em Educação pela UFES; doutor em Educação e pós-doutor em historiografia da educação profissional pela UFF. Professor Associado na UFES, Membro do PPGE-UFES na linha de pesquisa Formação humana e políticas públicas, membro do Neddate, THESE e do “EM pesquisa”. Vice-líder do grupo de pesquisa Gestão, Trabalho e Avaliação Educacional – Getae (CNPq). 

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Publicado

2020-03-31

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Artigos