A DISCIPLINA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA POLÍTICA CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE ARMAÇÃO DOS BÚZIOS (RJ)

Maria Jacqueline Girão Soares Lima, Alice Casimiro Lopes

Resumo


Neste trabalho, buscamos compreender a política curricular associada à disciplina “Educação Ambiental” em Armação dos Búzios (RJ). Com base na história ambiental de Búzios, em documentos curriculares e em entrevistas realizadas com professores e membros da Secretaria Municipal de Educação, procuramos evidenciar a recontextualização dos textos das políticas. Apoiamo-nos na abordagem do ciclo contínuo de políticas de Stephen Ball e nas interpretações de Alice Lopes, para quem a política de currículo é uma produção de significações curriculares desenvolvida em múltiplos contextos, rompendo com a polarização entre política e prática e superando a compreensão da escola como implementadora da política. A disciplina Educação Ambiental foi ancorada no discurso em defesa da conscientização das novas gerações sobre os problemas ambientais vividos pelo município. Esse discurso, contudo, não pôde garantir a manutenção da disciplina após mudanças na direção política do município.

Palavras-chave


Educação ambiental; Ciclo de políticas;Recontextualização; Política de currículo.

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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