NARRATIVAS DIGITAIS E EXPERIÊNCIA: EXPLORAÇÃO DE CONCEITOS E IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO EM UMA PERSPECTIVA HUMANISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p692-714

Palavras-chave:

Narrativas digitais, Experiência, Tecnologia Educacional, Humanismo.

Resumo

As discussões sobre a temática das narrativas digitais têm se expandido, nos últimos anos, em diferentes áreas do conhecimento – desde o Design e a Comunicação até a Educação e a Linguagem. Ainda assim, escassos são os estudos dedicados a uma abordagem conceitual do tema. Nesse contexto, este artigo resulta de uma revisão narrativa de literatura e apresenta um estudo teórico-conceitual acerca das narrativas digitais em diálogo com o conceito de experiência em Heidegger (2003) e Larrosa (2002; 2004; 2011a; 2011b). Desde essas perspectivas, em interlocução com a área da Educação e com autores que defendem que ela seja humanista e emancipatória, o texto explora os dois conceitos (narrativas digitais e experiência). A partir daí, o estudo busca indicar caminhos possíveis para integração dessas narrativas à prática docente e aos currículos em diferentes contextos formativos para uma educação mediada pelas tecnologias que contribua para que o humanismo se mantenha como o fundamento de nossas relações também no contexto da cultura digital. 

Biografia do Autor

Alessandra Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá

Doutora em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Educação e licenciada em Letras. Professora Adjunta da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da UNIFEI, atuando na linha de pesquisa "Educação e Tecnologias".

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Publicado

2020-06-26

Edição

Seção

Dossiê Temático 2020: Web Currículo: Educação e humanismo