WEB CURRÍCULO E DIÁLOGOS COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO AMBIENTAL DA CIBERCULTURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p657-675

Palavras-chave:

Cibercultura, Educação Ambiental, Redes Sociais, Tecnologias Digitais, Web currículo.

Resumo

O presente artigo é um recorte da pesquisa de doutorado que propõe dialogar com os saberes dos sujeitos praticantes com/no/do contexto ambiental por meio das tecnologias digitais na educação básica, utilizando para isso, diferentes artefatos e estratégias culturais. De natureza bibliográfica, essa análise foi pautada em um dos capítulos da tese com centralidade em um denso estudo teórico, na busca de ampliar os repertórios culturais no contexto da cibercultura, em diálogo com as tecnologias digitais e suas implicações no web currículo da educação básica, a partir das produções de autoria dos sujeitos. Assim, procuramos neste artigo, descrever algumas dessas interações pautadas nos estudos do currículo e tecnologias digitais, com os estudos decoloniais e saberes ambientais, em diálogo com os praticantes curriculares, de forma multirreferencial. Entre outras questões, concluímos as potencialidades do uso das tecnologias digitais na educação básica, de forma modificadora de um currículo imerso na cibercultura, na qual os sujeitos volatizam a aprendizagem através das experiências vivenciadas no contexto ambiental quando articulados a saberes e cotidianos vividos.

Biografia do Autor

Graça Regina Armond Matias Ferreira, Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Universidade Federal da Bahia.

Licenciada em Ciências Biológicas. Mestre em Engenharia Ambiental e Urbana. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ensino Fisologia e História das Ciências (UFBA-UEFS). Professora da Rede Estadual da Bahia, atuando no Centro de Referência do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITecc/SEc/BA).

Marco Antônio Leandro Barzano, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Titular da Universiadade Eatadual de Feira de Santana. Departamento de Educação. Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA-UEFS).

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Publicado

2020-06-26

Edição

Seção

Dossiê Temático 2020: Web Currículo: Educação e humanismo