EDITORIAL DA REVISTA E-CURRICULUM: A PESQUISA CIENTÍFICA EM TEMPOS ADVERSOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i1p1-9

Resumo

A educação passou por grandes crises ao longo dos anos. Nesse ano, porém, de modo singular, a crise assumiu proporções inéditas provocada pelos confrontos políticos internacionais e nacionais e pela guerra fiscal entre as potências econômicas. Essa situação, agravada pela pandemia do novo Coronavírus, alcunhada COVID-19, trouxe problemas inesperados, com alto grau de incidência na vida particular e na vida social, e com consequências inéditas na educação e no currículo.

A insegurança social com o governo do país e o acirramento das tensões políticas geraram um clima de exasperação da retórica partidária, que adentrou a vida acadêmica, contaminou o discurso científico e comprometeu tanto o apoio quanto o financiamento da pesquisa brasileira. A sobreposição de uma pandemia de dimensões globais, trazida pelo Coronavírus, adensou o clima de acirramento social e trouxe um agravamento das disputas partidárias com sérias consequências para a vida econômica e social. No campo da gestão da educação, as providências erráticas do Ministério da Educação agravaram, ainda mais, o campo da pesquisa e da educação nacional, com consequências profundas nas atividades cientificas dos educadores e da pesquisa acadêmica. O que torna o momento atual, particularmente, preocupante é que o espaço para o debate sobre os rumos da educação nacional tem sido, progressivamente, diminuído e substituído por uma retórica tribal de opiniões exasperadas, que acirra os ânimos, obscurece os esforços dos pesquisadores e ameaça comprometer a produção científica no Brasil.

Nesse contexto singular da vida nacional e da produção e da difusão científicas, a Revista e-Curriculum, fiel ao seu compromisso de contribuir com o incremento da produção e difusão dos esforços científicos dos pesquisadores, tratou, de modo especial, nesse número, de ampliar as possibilidades de oportunizar a publicação de autores nacionais que, afrontando as adversidades do momento histórico do país, mantiveram seus esforços de investigação e de produção científica, a fim de lograr a construção de um contexto dialógico e colaborativo com o objetivo de superar as hostilidades interpessoais, as diatribes políticas e contribuir com os esforços coletivos na superação de uma crise, ainda em curso, e de consequências prospectivas muito graves.

Downloads

Publicado

2020-03-31

Edição

Seção

Editorial