CIDADANIA E ESCOLA NO CONTEXTO DIGITAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p501-522

Palavras-chave:

Cidadania digital, Educação, Currículo, Kids Online.

Resumo

Na primeira parte, o artigo analisa dimensões da cidadania que influenciaram a configuração da escola como local de aprendizado social e confronta esses enquadramentos com resultados de estudos EU Kids Online (Portugal) e TIC Kids Online (Brasil) sobre oportunidades digitais e atividades online reportadas por crianças e adolescentes. Na segunda parte, o artigo confronta as políticas educacionais sobre cidadania em Portugal com as respostas dos jovens estudantes portugueses sobre a formação escolar que receberam no último ano em cidadania digital. As conclusões apontam para a relevância das escolas como instituições sociais que não devem nem bloquear as oportunidades oferecidas pelo digital nem ignorar os seus riscos para uma cidadania plena.

Biografia do Autor

Cristina Ponte, Universidade NOVA de Lisboa

Doutora em Ciências da Comunicação (2002). Professora titular de Estudos de Mídia e Jornalismo da Universidade NOVA de Lisboa. Departamento de Ciências da Comunicação. Estudos dos Media e do Jornalismo.

Referências

Brennan, K., & Resnick, M. (2012). New frameworks for studying and assessing the development of computational thinking. In Proceedings of the 2012 annual meeting of the American Educational Research Association. Vancouver, Canada.

Carretero, S., Vuorikari, R. & Punie, Y. (2017). DigComp 2.1: The digital competence framework for citizens with eight proficiency levels and examples of use. Retrieved from Publications Office of the European Union website. Available at: https://op.europa.eu/en/publication-detail/-/publication/3c5e7879-308f-11e7-9412-01aa75ed71a1/ language-en/format-PDF/source-111649968.

Costa, D. (2019). A educação para a cidadania digital na escola: análise multidimensional da atuação dos professores enquanto mediadores da cultura digital nos processos de ensino e de aprendizagem. Tese de doutorado. Pontifícia Universidade Católica, São Paulo. Disponível em https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22263 .

Cortesi, S., Hasse, A., Lombana, A., Kim, S. & Gasser, U. (2020). Youth and digital citizenship+ (Plus). Understanding skills for a digital world. Berkman Klein Center Research Publication Nº 2020-2. Disponível em: https://dash.harvard.edu/handle/1/42638976.

Couldry, N., Stephansen, H., Fotopoulou, A., MacDonald, R., Clark, W., & Dickens, L. (2014). Digital citizenship? Narrative exchange and the changing terms of civic culture. Citizenship Studies, 18(6–7), pp. 615-629.

Dewey, J. (1938). Experience and Education. New York: MacMillam.

Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (2019). República Portuguesa, XXI Governo Constitucional. Disponível em: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Projetos_Curriculares/Aprendizagens_Essenciais/estrategia_cidadania.pdf.

Hartley, J. (2010). Silly citizenship. Critical Discourse Studies. Vol 7, nº 4, pp. 233-248.

Jenkins, H., Clinton, K., Purushotma, R., Robison, A. J., & Weigel, M. (2006). Confronting the Challenges of Participatory Culture: Media education for the 21st century. Chicago, IL: MacArthur Foundation.

Levine, P. (2007). The Future of Democracy: Developing the Next Generation of American Citizens. Medford, MA: Tufts University Press.

Miller, T. (2006). Cultural Citizenship: Cosmopolitanism, Consumerism, and Television in a Neoliberal Age. Philadelphia. Temple University Press.

Noula, I. (2018). Digital Citizenship; Citizenship with A Twist? Discussing Citizenship at the Digital Education Turn. Media Policy Blog Project. London: LSE. http://eprints.whiterose.ac.uk/146554/.

Palfrey, J. & Gasser, U. (2016). Born digital: How Children Grow up in a Digital Age. New York, NY: Basic Books.

Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória. Ministério da Educação, 2017. https://dge.mec.pt/sites/default/files/Noticias_Imagens/perfil_do_aluno.pdf

Referencial de Educação para os Media para a Educação Pré-escolar, o Ensino Básico e o Ensino Secundário. Direção Geral de Educação, 2014.

https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ficheiros/referencial_educacao_media_2014.pdf

Ribble, M. & Bailey, G. D. (2007). Digital Citizenship in Schools. International Society for Technology in Education.

Sampaio, I. V., Máximo, T. & Ponte, C. (no prelo). Digital tweens’ in a hybrid culture. In L. Green, D. Holloway, K. Stevenson, T. Leaver & L. Haddon (Eds.). Routledge Companion to Digital Media and Children. New York, Taylor and Francis.

Simões, J. A. & Senne, F. (no prelo). Cidadania e participação online de crianças e jovens em Portugal e no Brasil. In C. Ponte (Org). Nós na Rede. Ambientes Digitais Reportados por Crianças e Jovens em Portugal. ERC e Editora Almedina

Cristina PONTE

Smahel, D., Machackova, H., Mascheroni, G., Dedkova, L., Staksrud, E., Ólafsson, K., Livingstone, S. & Hasebrink, U. (2020). EU Kids Online 2020: Survey results from 19 countries. EU Kids Online. Retrieved from: https://doi.org/10.21953/lse.47fdeqj01ofo.

Sozio, M. E.; Ponte, C., Sampaio, I., Senne, F., Ólafsson, K., Alves. S. & and Garroux, C. (2015). Children and Internet use: A Comparative Analysis of Brazil and Seven European Countries. EU Kids Online Short reports. London: LSE. Available at: www.eukidsonline.net.

Trucco, D. e Palma, A. (Eds.), Infancia y Adolescencia en la Era Digital: un Informe Comparativo de los Estudios de Kids Online del Brasil, Chile, Costa Rica y el Uruguay, Documentos de Proyectos (LC/TS.2020/18), Santiago, Comisión Económica para América Latina y el Caribe (CEPAL),2020.

Van Der Hof, S. (2016). I agree, or do I? A rights-based analysis of the law on children’s consent in the digital world. Wisconsin International Law Journal, 34(2), pp. 409–445. Available at: https://hosted.law.wisc.edu/ wordpress/wilj/.

William, M. K, (2017). John Dewey in the 21 Century. Journal of Inquiry & Action in Education, 9(1), pp. 93-102.

Publicado

2020-06-26

Edição

Seção

Dossiê Temático 2020: Web Currículo: Educação e humanismo