CULTURA DIGITAL EM UM CURSO DE LICENCIATURA LETRAS-INGLÊS: UM ESTUDO DE CASO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p785-805

Palavras-chave:

Estudo de caso, TDIC, Cultura digital, Licenciatura Letras-Inglês, UFPA.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar um estudo de caso com dois alunos de Licenciatura em Letras para o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na aprendizagem de inglês. O referencial teórico baseia-se nos princípios da cultura digital (PRENSKY, 2001, 2012; BUCKINGHAM, 2010; IANNONE; ALMEIDA; VALENTE, 2016, ALMEIDA et al., 2017; ALONSO, 2017; entre outros) como forma de integrá-la ao ambiente de sala de aula no contexto brasileiro, em que os alunos poderão se apropriar, pedagógica e conscientemente, das mídias digitais e das tecnologias. Com relação à metodologia, esta pesquisa se caracteriza como um estudo de caso qualitativo (ANDRÉ, 2013; GERRING, 2019) e utiliza como instrumentos de pesquisa um relato reflexivo, entrevista e atividades do Facebook. Os dados da pesquisa foram gerados em uma disciplina curricular específica sobre tecnologias do curso de Licenciatura Letras-Inglês da Universidade Federal do Pará (UFPA). Os resultados apontam que as TDIC podem contribuir para um comportamento inovador do professor, ao sair, por exemplo, de práticas tradicionais de ensino, já que as tecnologias possibilitam ao professor conhecer melhor as necessidades dos alunos. Além disso, o professor precisa adaptar-se ao mundo digital e ajudar o aluno a ser autônomo em sua aprendizagem. Assim sendo, é válido mencionar que toda inovação precisa ser ensinada, para auxiliar o aluno a partir de suas necessidades, e o uso das TDIC em sala de aula, para uso pedagógico, não é diferente.

Biografia do Autor

Marcus Souza Araújo, Universidade Federal do Pará

Marcus de Souza Araújo é professor efetivo de Língua Inglesa da Universidade Federal do Pará - Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (FALEM) e Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias do Ensino Superior (PPGCIMES). É licenciado em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, ambos pela UFPA. Possui Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. Mestrado em Linguística pela UFPA. Fez sua especialização em Língua Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Entre seus interesses de pesquisa, destacam-se Línguas para Fins Específicos, leitura em língua estrangeira, livro didático, preparação de material didático, formação de professor, letramentos (digitais), tecnologias digitais e gêneros textuais/discursivos.

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Publicado

2020-06-26

Edição

Seção

Dossiê Temático 2020: Web Currículo: Educação e humanismo