OS LETRAMENTOS NA CULTURA DA CONVERGÊNCIA

Ivan Ferrer MAIA, José Armando VALENTE

Resumo


O objetivo desse artigo é mostrar como o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) pode fomentar o processo de construção de novos letramentos em um público considerado excluído, levando em conta a diversidade de canais de comunicação, os múltiplos contextos dos membros envolvidos e a variedade de tomadas de consciências pertinentes à cultura contemporânea. O trabalho foi desenvolvido com 16 idosos e durante a pesquisa, puderam ser identificadas quatro fases no processo de construção de letramentos na cultura da convergência: pré-letramentos, letramentos primários, letramentos medianos e letramentos avançados. Essas fases foram alcançadas conforme os aprendizes desenvolviam novas habilidades em lidar com as diferentes facilidades das TDIC, explorando os múltiplos canais de comunicação. Nessas atividades os idosos puderam tomar consciência de si em relação às diversas situações e contextos da cultura da convergência.

Palavras-chave


letramentos - Tecnologia Digital da Informação e Comunicação - aprendizagem continuada, inclusão digital - tomada de consciência.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

Indexadores:

Nacionais

              

 

Internacionais