<strong>EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E AVALIAÇÃO: EM BUSCA DE UM DEBATE</strong>

Autores

  • Doraci Alves Lopes PUC-CAMPINAS

Palavras-chave:

educação não formal, avaliação, espaço público

Resumo

RESUMO As sociedades civis brasileiras e latino-americanas mudaram substancialmente, tornando-se muito mais heterogêneas e complexas nas últimas décadas, por múltiplas razões, internacionais e nacionais, como os processos desiguais de desenvolvimento do capitalismo pós-industrial e o papel dos Estados nacionais. Tais transformações de distintos setores da sociedade civil e do Estado, no espaço público, passam por um amplo repensar das ciências humanas. A Educação Formal (EF) e a Não Formal (ENF) envolvidas em uma pluralidade de dimensões públicas e privadas, apresentam mudanças das mais significativas. O objetivo do artigo é discutir a ENF neste contexto a partir da questão da Avaliação, cuja demanda crescente de determinados setores da sociedade necessita ser problematizada. A ENF está sendo entendida como uma construção cultural permanente e historicamente situada, com aprendizagens de direitos políticos por iniciativa de sujeitos sociais autônomos, sem oposição à EF; e não apenas associada à ‘pobreza’ ou à mera qualificação de mão de obra para o mercado. Quanto à Avaliação em ENF, que ocorre em distintas modalidades de parcerias público-privadas, mas há uma lacuna de reflexões críticas sobre suas possíveis influências na cultura política democrática e popular nos espaços onde atua.

Biografia do Autor

Doraci Alves Lopes, PUC-CAMPINAS

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1976), Mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1988) e Doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Docente da Faculdade de Ciências Sociais desde 1984. Atuou no Programa de Pós-Graduação em Educação entre 2008 a 2009. Trabalha em temas como cidadania, políticas públicas, gestão democrática, educação e movimentos sociais.Tem experiência profissional em Orientação em projetos de pesquisa, extensão e supervisão de ensino na área de Licenciatura em Sociologia e bacharelado em Ciências Sociais. http://lattes.cnpq.br/1236687332554793

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Publicado

2012-12-30

Edição

Seção

Artigos