<strong>POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE A REALIDADE DE DOURADOS-MS</strong>

Autores

  • Paulo Gomes Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - UFGD
  • Karin Massirer da Silva SEMED - SECRETARIA MUNICIPAL DE ENSINO DE DOURADOS - MS.

Palavras-chave:

Políticas públicas para a educação, Infância, Educação Infantil

Resumo

As políticas públicas para a Educação Infantil evoluíram conforme os arranjos sociais, políticos e econômicos do mundo do trabalho, caracterizando por esta via a idéia de infância e a expectativa de educação correspondente a esta fase. A relação entre o mundo do trabalho e as projeções de políticas públicas para a Educação Infantil no Brasil estiveram orientadas, ao longo do tempo, por uma perspectiva de adequação da educação formal para o mercado, sem exceção da educação. À luz desta dimensão este trabalho analisará a concepção e o papel da Educação Infantil na escola brasileira a partir das políticas públicas para a educação, recortando-se como elemento norteador o município de Dourados. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica à luz do materialismo histórico-dialético percorrendo o itinerário histórico da Educação Infantil, das políticas de Educação Infantil no Brasil, no Mato Grosso do Sul e finalmente de Dourados. Conclui-se que, a despeito da sistematização de políticas públicas para a Educação Infantil no município, ainda é necessário vontade política e mobilização popular para aperfeiçoar e fazer valer os direitos de democratização e universalização para este nível educacional, realidade que se estende ao país como um todo.

Biografia do Autor

Paulo Gomes Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - UFGD

PPGEdu – Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) - Brasil Grupo de Pesquisa Estado, Política e Gestão da Educação (GEPGE

Karin Massirer da Silva, SEMED - SECRETARIA MUNICIPAL DE ENSINO DE DOURADOS - MS.

Professora concursada de Escola Municipal de Dourados. Especialista em Educação – Formação de Profissionais em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados no Mato Grosso do Sul.

Downloads

Publicado

2013-08-31

Edição

Seção

Artigos