CURRÍCULO DO PROEJA: DIÁLOGOS ENTRE PRÁTICAS E SABERES EM UMA PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR

Laura Cristina Vieira Pizzi, Ana Cristina Santos Limeira

Resumo


As análises apresentadas neste artigo são resultado da pesquisa que investigou a implantação do currículo integrado no Curso Técnico de Artesanato em uma instituição de Ensino Tecnológico de Maceió/AL, no âmbito do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, através de um Estudo de Caso. Neste trabalho buscamos compreender como ocorre a integração de saberes através de uma perspectiva paradigmática que considere esse processo no currículo. A integração de saberes analisada buscou observar as inter-relações entre os saberes profissionais e tecnológicos, próprios dos currículos de cursos técnicos e os saberes profissionais tradicionais, ou do senso-comum, trazidos pelos alunos do curso do PROEJA. Numa sociedade de mercado, os saberes profissionais tradicionais precisam ser “modernizados” para agregar mais valor ao produto e esse processo ocorre através do currículo integrado. Apesar de ser aparentemente desejado, tanto por professores/as e alunos/as, esse processo não se dá sem tensões, conciliações, desencontros e implicações.

Palavras-chave


currículo integrado; saberes tecnológicos; saberes tradicionais; PROEJA

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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