<strong>CURRÍCULO E FORMAÇÃO DO(A) PEDAGOGO(A) FRENTE ÀS NOVAS DIRETRIZES DO CURSO DE PEDAGOGIA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE REFORMULAÇÃO CURRICULAR</strong>

Autores

  • Antonio PEREIRA Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Currículo – Pedagogia – Diretrizes curriculares – Reformulação curricular

Resumo

Este texto relata o processo conflitante de institucionalização das Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia, bem como da experiência de reformulação/adaptação curricular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O embate travado nos dois campos (Diretrizes e reformulação do curso de Pedagogia) mostrou, concretamente, que currículo é poder instituído/instituinte de grupos sociais (não) hegemônicos. A experiência de reformulação da UNEB demonstra que, apesar de no discurso aparecer a ideia de um currículo crítico e inovador de formação do/a pedagogo/a, essencialmente continua disciplinar e tradicional

Biografia do Autor

Antonio PEREIRA, Universidade Federal da Bahia

mestre em educação – linha de pesquisa Trabalho e Educação, Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Educação – linha de pesquisa Currículo e Formação de Professor, UFBA. Professor do Departamento de Educação – Campus XV, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão – NUPEX/UNEB/DEDC XV. Publica na linha de pesquisa: Trabalho, Educação e Currículo, Pedagogia Social e Sociologia da Juventude.

Downloads

Edição

Seção

Artigos