COGNIÇÃO E AUTORIA: AS EMERGÊNCIAS EM LEITURA NA FORMAÇAO DOCENTE

Flávia Brocchetto RAMOS, Nize Maria Campos PELLANDA

Resumo


O PPGL/UNISC, através da linha de pesquisa “Texto, subjetividade e memória”, privilegia estudos de textos literários, a fim de analisar propostas de conhecimento presentes em obras literárias. Esse texto discorre sobre resultados oriundos do projeto de pesquisa-intervenção A construção de conhecimentos e competência em leitura: formando professores-leitores. O texto discute dados obtidos durante a realização de uma oficina de texto narrativo, que focava, em especial, a leitura de contos. A partir de oficinas com um grupo de 14 educadores do Ensino Fundamental procedeu-se a análise e discussão dos dados, baseadas em pressupostos teóricos da complexidade com o foco na inseparabilidade ser/conhecer.

Palavras-chave


Leitura-narrativa - Processos cognitivos - Biologia da Cognição

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

Indexadores:

Nacionais

              

 

Internacionais